Euler de França Belém
Euler de França Belém

Sete escritores devem disputar vaga de Cesar Baiocchi na Academia Goiana de Letras

Zander Campos e Jefferson são apontados como favoritos. Miguel Jorge e Ursulino Leão devem bancar a poeta Maria Lucia Felix

Zander Campos no Jornal Opção 1

O médico e escritor César Baiocchi morreu no domingo, 8. Ele era membro da Academia Goiana de Letras. Sete escritores podem disputar sua vaga na Academia Goiana de Letras (AGL). Alguns estão se movimentando discretamente. Outros vão esperar um pouco mais. Há quem aposte que a disputa se dará, se disputarem, entre o publicitário Zander Campos (foto ao lado) e o engenheiro Jefferson Bueno.

A poeta Maria Lucia Felix Bufáiçal, sempre discreta, está no páreo porque conta com o apoio de dois pesos-pesados — Miguel Jorge e Ursulino Leão. Ninguém articula mais na base da Academia quanto eles.

Os mais cotados

Carlos André é professor da Língua Portuguesa img1432556262634_g

Carlos André — O professor de Língua Portuguesa é habitué da AGL, onde tem vários amigos e aliados. Mas não tem, segundo dois acadêmicos, um acadêmico de peso, dos articuladores, a apoiá-lo (a presidente da AGL, Lêda Selma, o respeita). Se eleito, seria uma vitória da renovação. (Foto ao lado)

Itaney Campos 11403280_1081397301873884_4048442509117871607_n

Itaney Campos — O desembargador é um poeta refinado. Até agora, não manifestou interesse pela vaga. Mas é apontado como um dos três favoritos. Tem aliados consistentes na AGL. (Foto abaixo, de óculos escuros)

Jefferson Bueno — Disputou uma eleição e perdeu. É articulado e tem apoio sólidos na AGL. Porém, seu principal aliado, o escritor e jornalista Eliezer Penna, não tem frequentado a Academia por motivos de saúde. Ainda que apontado como franco-atirador, é um dos favoritos.

Maria de Fátima Gonçalves Lima — Trata-se de uma professora de Literatura das mais gabaritadas. Escreve críticas literárias de qualidade. Ele tem a simpatia da presidente da AGL, Lêda Selma.

Maria Lúcia Félix 1958381_10203283312990502_1311624313_n

Maria Lúcia Felix Bufáiçal — Uma das maiores poetas de Goiás, tem o apoio de dois dos mais articulados membros da Academia, Miguel Jorge e Ursulino Leão. Isto faz da filha do crítico Domingos Felix de Sousa e sobrinha do poeta Afonso Felix de Sousa uma das favoritas. Tem resistência? Tem, como todos os outros, mas nada que impeça sua candidatura. Em termos estritamente literários, é a “mais” escritora.

Nelson Figueiredoservletrecuperafoto

Nelson Figueiredo — O professor é uma figura respeitada pelos acadêmicos. É visto mais como da área jurídica. Porém, como o advogado Licínio Barbosa já está na AGL, não há empecilho à sua candidatura. (Foto ao lado)

Zander Campos — O publicitário é apontado como um dos favoritíssimos. Um possível articulador de sua campanha é o poeta Gabriel Nascente. O poeta, prosador e biógrafo Iúri Rincon Godinho, caçula da Academia, também deve ser um de seus principais cabos eleitorais. Já disputou uma vez.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.