Programa contra Dilma e o PT prova que PSDB é um partido de São Paulo, não do Brasil
29 setembro 2015 às 08h14
COMPARTILHAR
Uma coisa é certa: o Centro-Oeste, o Norte, o Nordeste e o Sul não existem para o PSDB
O programa do PSDB mostrou que está esquentando suas críticas ao governo da presidente Dilma Rousseff e ao PT. Ao exibir eleitores de Dilma Rousseff dizendo que foram enganados — todos com máscaras da presidente (o que chamou muito a atenção) —, o tucanato provou que, se a petista-chefe “mentiu” durante a campanha, os brasileiros já sabem e desaprovam. Daí a baixa aprovação da presidente nas pesquisas.
Como a imprensa já registrou o “tom acima” do PSDB nas críticas, denotando que está tentando representar o eleitorado — que está profundamente insatisfeito —, enfoca-se aqui outro aspecto. O programa apresentado na segunda-feira, 28, deixa a nítida impressão de que o PSDB não é um partido dos brasileiros, quer dizer, não é nacional. Trata-se de um partido de São Paulo e, mais ou menos, de Minas Gerais.
O PSDB tem governadores e senadores expressivos em vários Estados, mas no programa foram apresentados três políticos de São Paulo — o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; um senador por São Paulo, José Serra, e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (o mais irônico e preciso, o que indica que o PSDB ainda precisa, e muito, de seu ideólogo, um homem de 84 anos), também de São Paulo — e um de Minas Gerais, o senador Aécio Neves.
Aécio Neves certamente entrou no “programa paulista”, não por ser de Minas Gerais, e sim por ter sido candidato a presidente da República, em 2014, exatamente contra Dilma Rousseff.
Os tucanos paulistas certamente argumentarão: outros governadores não apareceram no programa porque dependem muito do governo federal e, por isso, não poderiam criticar de maneira acerba Dilma Rousseff. Tudo bem que o Estado de São Paulo é rico e depende menos do governo federal, mas, ainda assim, depende. Não é, pois, um argumento inteiramente convincente.
Uma coisa é certa: o Centro-Oeste, o Norte, o Nordeste e o Sul não existem para o PSDB. O PSDB é um partido do Sudeste, acentuadamente de São Paulo.
Veja o vídeo: