Euler de França Belém
Euler de França Belém

Malu Gaspar lança livro que exibe as entranhas da Odebrecht e seus esquemas

Obra desvenda as engrenagens de um sistema de corrupção que parecia inviolável, e lança luz sobre as relações entre Estado e empresas do “capitalismo à brasileira”

Malu Gaspar é uma das mais gabaritadas repórteres do país. Há algum tempo, publicou um livro excepcional sobre o empresário Eike Batista que, no fundo, é uma radiografia do capitalismo patropi. De como, falando contra o Estado e propugnando a defesa da iniciativa privada, empresários penduram-se nos órgãos de financiamento público e se tornam milionários e, no caso de Eike Batista, até bilionários. Mas, à diferença de outros analistas, a jornalista não faz discursos travestidos de investigação jornalística. Sua exposição é serena e objetiva. Agora está lançando “A Organização — A Odebrecht e o Esquema de Corrupção Que Chocou o Mundo” (Companhia das Letras, 620 páginas). Não li, pois ainda não chegou às livrarias (mas já pode ser pedido nos sites). Publico, a seguir, a sinopse enviada pela editora.

Malu Gaspar: uma jornalista que torna o capitalismo patropi mais compreensível e menos asséptico / Foto: Roberto Teixeira

A sinopse da editora Companhia das Letras

“Em ‘A Organização’, Malu Gaspar destrincha, numa crônica eletrizante, a história completa (e a secreta) da ascensão, do auge e da queda da Odebrecht.

“Em 2015, quando a força-tarefa da Lava Jato fulminou o ‘clube’ de empreiteiras que controlava os contratos com a Petrobrás, a Odebrecht liderava com folga o ranking das empresas de engenharia nacionais. Delatados por colaboradores da Justiça, alguns de seus principais executivos foram presos, acusados de uma volumosa coleção de crimes.

Marcelo e Emilio Odebrecht: guerra familiar | Foto: Reprodução

“Para tentar sobreviver à hecatombe, a Organização — era assim que os controladores e funcionários se referiam à companhia — e seus dirigentes confessaram um longo histórico de práticas escusas que abalou a República e chocou o mundo, envolvendo propinas a centenas de políticos, de prefeitos a presidentes. Emilio e Marcelo Odebrecht, pai e filho, cujo relacionamento sempre fora difícil, romperam publicamente em meio a um duelo de denúncias.

“Neste livro sobre a glória e a desgraça da Odebrecht, Malu Gaspar desvenda as engrenagens de um sistema de corrupção que parecia inviolável, e lança luz sobre as espúrias relações entre Estado e empresas que condicionaram por muito tempo uma espécie de ‘capitalismo à brasileira’.”

Biografia da jornalista Malu Gaspar

Malu Gaspar é jornalista. Repórter da revista “Piauí”, foi editora da revista “Veja” no Rio de Janeiro, chefe da sucursal carioca da revista “Exame”, repórter e correspondente da “Folha de S. Paulo”. É autora de “Tudo ou Nada — Eike Batista e a Verdadeira História do Grupo X”, publicado em 2014.

Leia resenha do livro anterior da jornalista

Jornalista Malu Gaspar escreve O Capital no Século 21 no Brasil segundo São Eike Batista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.