Livro resgata a história de Câmara Filho, o “goiano” que foi elogiado por Einstein

13 outubro 2019 às 00h00

COMPARTILHAR
O pai da Teoria da Relatividade elogiou o jornalista e político pelo apoio aos judeus em Goiás. Oswaldo Aranha também o aplaudiu
“Câmara Filho — O Revoltoso Que Promoveu Goiás” (Cânone Editorial, 381 páginas), de José Asmar (autor da biografia pioneira) e Cileide Alves (acrescenta novas informações no texto “O Inventor da Imagem de Goiânia”), é uma bela história de Goiás, ou melhor, de um indivíduo que contribuiu para a construção de Goiânia e do Estado no século 20, sobretudo depois da década de 1930.
Nascido no Rio Grande do Norte, Joaquim Câmara Filho mudou-se para Goiás em meados da década de 1930. Formado em agronomia, dotado de uma inteligência lógica e precisa, descobriu-se como uma espécie de publicitário-marqueteiro e, ao mesmo tempo, jornalista. O livro mostra que, com a Revolução de 30, a que levou Pedro Ludovico ao poder, retirando o mandato do grupo político liderado por Ronaldo Caiado, Câmara Filho se tornou inclusive prefeito de Pires do Rio.

Mas sua grande contribuição, no início de Goiânia, a partir de 1935, foi divulgar a nova capital de maneira competente no país, tanto para atrair pessoas quanto para divulgar a cidade que surgia. Chegou a divulgar notícias sobre a capital em jornais dos Estados Unidos. Oswaldo Aranha, embaixador brasileiro nos Estados Unidos, e o físico Albert Einstein, o pai da Teoria da Relatividade, chegaram a cumprimentá-lo. Aranha ressaltou a bela campanha feita nos jornais americanos. Einstein agradeceu-o por “sua ajuda para abrigar refugiados judeus em Goiás”.

Câmara Filho criou “O Popular”, em 1938, e morreu ainda jovem, aos 55 anos, em 15 de dezembro de 1955. A família Câmara, com o irmão Jaime Câmara, deram continuidade aos negócios da comunicação, fortalecendo o jornal e, mais tarde, criando a TV Anhanguera. O Grupo Jaime Câmara — antes, Organização Jaime Câmara — contribuiu (e ainda contribui) para o fortalecimento da comunicação em Goiás. O livro de Cileide Alves e José Asmar é um excelente resgate da história de Câmara Filho, de Goiânia e de Goiás.