O Congresso em Foco é, no mais das vezes, um site que inspira a cobertura da Câmara do Deputados e do Senado dos jornais do país. Porque, sendo um site especializado, não raro publica novidades que podem ser (e são) ampliadas pelas demais publicações.

Dado seu sucesso, o Congresso em Foco era e é cobiçado pelo mercado. De acordo com o Poder360, o presidente da CNN Brasil, João Camargo, chegou a sondar o valor financeiro do site. Por considerá-lo alto desistiu do negócio.

Mas na terça-feira, 12, foi anunciado que o site Migalhas — especializado em notícias do Judiciário — adquiriu o Congresso em Foco.

O valor da compra não foi divulgado. Nos bastidores, sem fornecer a fonte, jornalistas comentam que seria em torno de 50 milhões de reais — número não ventilado por nenhuma das partes, a vendedora e a compradora.

Mas há quem fale em 100 milhões de reais, mas, de novo, sem fontes oficiais. Valores tão discrepantes um do outro indicam que não se sabe exatamente por quanto o portal foi vendido.

O criador do Migalhas, Miguel Matos (autor do excelente livro “Código de Machado de Assis”) planeja manter o Congresso em Foco e o Migalhas separadamente, mas com vínculos em termos de divulgação de reportagens (um pode funcionar como “agência-parceira” do outro) e, talvez, eventos.

Miguel Matos informou, de acordo com Julio Wiziack, da “Folha de S. Paulo”, que vai “modernizar” o Congresso em Foco, mas o site continuará como uma “plataforma aberta de notícias, mais acessível a quem quiser saber o que pensam os parlamentares ou os presidentes das duas casas”. O executivo frisou que o “conteúdo é e continuará sendo todo aberto”.

Migalhas e Congresso em Foco juntos, ainda que independentes, criam um grupo de comunicação poderoso — com influência na cobertura de política, da advocacia e da magistratura.

Miguel Matos é expert em Machado de Assis