Veja 9 fatos que marcaram o 11 de setembro, além do ataque às torres gêmeas dos EUA

09 setembro 2023 às 16h42

COMPARTILHAR
O 11 de setembro ficou profundamente marcado pelo ataque às torres gêmeas nos Estados Unidos, em 2001. Apesar de data ter tornado um marco para o mundo por conta do fato, além desse, existem outros acontecimentos históricos que foram registrados nesse dia em diferentes anos.
O Jornal Opção traz uma lista com nove deles.
Veja abaixo:
1. Golpe no Chile

Em 1973, sob a liderança do general Augusto Pinochet e com apoio dos serviços secretos dos Estados Unidos, um golpe de Estado resultou no fim do governo de Salvador Allende, o primeiro presidente socialista chileno eleito democraticamente.
2. Guerra na Alemanha

Em 1944, no decorrer da Segunda Guerra Mundial, entre os dias 11 e 12 de setembro, tropas aliadas realizaram um ataque aéreo em Darmstadt, na Alemanha nazista. Esse evento deixou mais de 10 mil mortos e causou destruição significativa na cidade.
2. Independência da Escócia

Em 1297, William Wallace, herói escocês, liderou a Batalha da Ponte Stirling, uma luta crucial pela independência da Escócia. Embora tenha sido decapitado em 1304, a independência escocesa foi declarada uma década depois.
3. Atentado contra Mussolini

Em 1926, um anarquista chamado Gino Lucetti tentou assassinar Benito Mussolini em Roma, na Itália. Ele lançou uma bomba contra o carro do ditador. Embora tenha ferido oito pessoas, Mussolini saiu ileso.
4. Terremoto na Guatemala

Em 1541, foi registrado na Cidade da Guatemala, fundada em 1527, um terremoto que devastou e inundou toda a região. A capital do país foi posteriormente transferida para outro local após esse desastre.
5. Batalha de Brandywine nos EUA
Em 1777, durante a Guerra de Independência dos Estados Unidos, o Exército Continental, liderado por George Washington, sofreu uma derrota para as forças britânicas de William Howe na Batalha de Brandywine, a mais longa do conflito.
6. Estreia de “Oh! Susanna”

A icônica música “Oh! Susanna”, do compositor americano Stephen Foster, foi apresentada pela primeira vez na Pensilvânia. A letra da canção conta a viagem de um negro do estado do Alabama até Nova Orleans na Louisiana para encontrar sua amada Susanna. A maneira de pronunciar as palavras era uma imitação explícita dos trejeitos que os negros americanos possuiam de falar no final do século XIX. Assim, a canção sofreu censura e trechos foram removidos, como estrofes 1 e 4 , que satirizavam o dialeto afro-americano.
8 – Carandiru

Em 1956, a Casa de Detenção do Carandiru em São Paulo foi inaugurada pelo prefeito Jânio Quadros. Projetada para abrigar presos à espera de julgamento, chegou a comportar 3.250 pessoas. Mas a penitenciária ficou conhecida pelo massacre do Carandiru, em 2 de outubro de 1992, após Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM-SP). Os militares tomaram o prédio para conter uma rebelião, ao menos 111 detentos morreram. O caso ainda é alvo de controvérsia, pois há versões conflitantes sobre os motivos e as circunstâncias da operação policial.
9. Morre Peter Tosh

Em 1987, o cantor de reggae Peter Tosh, ex-parceiro de Bob Marley, foi morto, juntamente com dois amigos. Eles foram assassinados por três homens que invadiram a casa do músico.
Leia também:
24 curiosidades que você precisa saber sobre Goiânia
Vidente prevê terremoto em Goiânia e invasão americana; veja carta