Superintendência do Iphan em Goiás convida a população a participar, nesta sexta-feira, 15, às 15h, da celebração da conclusão das obras de musealização das Ruínas do Antigo Arraial de Ouro Fino, povoado construído no século 18, a 13 km do centro histórico da cidade de Goiás (GO). As ações, na ordem de R$ 1 milhão de reais, tiveram início ainda em 2023, e foram custeadas por meio de medidas compensatórias relacionadas ao licenciamento ambiental.

Fundado em 1727, esse arraial deu origem à Cidade de Goiás. Além do resgate da história do estado, o museu a céu aberto vai integrar o Caminho de Cora Coralina e deve estimular a economia local com o turismo.

As intervenções consistiram em escoramento e consolidação das ruínas, serviços de aplicação de selante nas superfícies das paredes de adobe, instalação de calçamento, bancos, alambrado e paisagismo nos 3 mil metros quadrados da área, a qual encontra-se gramada e pronta para receber visitantes.

Ademais, houve pesquisa e acompanhamento arqueológico durante toda a fase de obras, o que garantiu a preservação do patrimônio arqueológico, além de trazer achados surpreendentes que rememoram o cotidiano de Ouro Fino.

O Iphan contou com a parceria do Governo do estado de Goiás, que por meio da Secretaria de Cultura de Goiás (Secult) realizou o projeto arquitetônico, e, em paralelo, iniciou o processo de tombamento estadual de Ouro Fino.

Na cerimônia de inauguração será firmado um Termo de Cooperação entre o Iphan e a Prefeitura da cidade de Goiás, para manutenção do museu a céu aberto.

Leia mais: