Nas rodinhas não se fala em outra coisa. A fofoca da vez é o rompimento da atriz Larissa Manoela com os pais, Gilberto Elias e Silvana Taques. E a opinião pública está dividida: na briga de família, quem estaria com a razão? A filha que acusa os pais de usurpação de seu patrimônio? Ou os pais controladores que cuidaram por anos da carreira e, principalmente, do dinheiro da jovem atriz?

E a mídia? Qual é o papel dela nisso tudo? Ganha cliques e lucra com a audiência. Mas, de fato, é uma história que mais parece um roteiro de novela. Seria Larissa Manoela a filha ingrata que abandona os pais que largaram tudo, desde a carreira até a família, para cuidar dos interesses da jovem atriz? Ou seriam os pais gananciosos e desesperados com a possibilidade de perder o controle sobre a filha que sempre sustentou a família com seu trabalho desde os seis anos de idade?

Nessa trama, tudo é revelado aos poucos, capítulo por capitulo. E com doses de amor, traição, raiva, ódio, manipulação, ciúme, interesse e tristeza. Uma história pra autor de novela nenhum – mexicano ou brasileiro – botar defeito. Até Hollywood sentiria inveja. Já podem até ligar as câmeras e fazer disso um reality show que seria sucesso de audiência. Ou melhor, já filma tudo para depois faturar com o drama em um documentário original.

Até o patrimônio de R$ 18 milhões do qual Larissa Manoela abriu mão e deixou para os pais é emblemático. Fazendo as contas rapidinho, dá R$ 1 milhão para cada ano pelo qual seus genitores teriam responsabilidade sobre ela. Uma “indenização” pelos serviços prestados. Mas o grito de “basta” da filha divide opiniões. Há quem pensa que ela não deveria ter tornado a briga pública. Outros defendem a mãe e acusam o noivo da atriz de colocá-la contra a família. Já tem quem condene os pais e acredite que o que eles fizeram durante toda a vida pública beira a exploração do trabalho infantil.

E enquanto o público vai pra internet apontar os erros de um ou de outro, uma família desmorona por razões que ainda não foram totalmente divulgados. Mas tem um detalhe básico que muitos esquecem. Nada disso é da conta de ninguém, a não ser daqueles que estão diretamente envolvidos nesse enredo.

A jovem Larissa Manoela pode até faturar alguns milhões com toda a exposição e holofote sobre sua vida social. Mas a que custo? O quanto entreter o público com suas próprias dores – e não a de uma personagem – vai lhe custar emocionalmente falando? Para sabermos a resposta, é preciso aguardar cenas dos próximos capítulos.