Entrevista com Rosângela Pin-Up, ícone da cena retrô goiana

22 junho 2023 às 19h26

COMPARTILHAR
Ana Carolina Coelho – Olá! É um prazer falar contigo. As pessoas querem saber um pouco mais de você como mãe e pin-up. Por favor, se apresente e conte um pouco sobre sua carreira.
Me chamo Rosângela, sou praticante da cultura Pin-up à aproximadamente 10 anos e fundei a liga Pin-up Go em março de 2018 para difundir o movimento Pin-Up, reunir expoentes que já praticavam o estilo, exaltar o feminino e mostrar que mesmo sendo mamães as Pin-ups não perdem sua sensualidade e encanto.
Porque você decidiu trazer a cultura pin-up para Goiânia e porque ela é importante para as mães?
Resolvi levantar o movimento Pin-Up em Goiás pra mostrar a importância de enaltecer o clássico, mostrar com o vintage é sempre atual e o importante no nosso movimento, que é composto por belas mamães Pin-ups, é que os eventos que frequentamos tem a participação dos nossos filhos e podemos contar com o apoio e admiração deles.
Quais as principais dificuldades das pessoas a respeito da cultura pin-up?
Como vivemos em um estado onde o agro é muitíssimo forte e a cultura regional pulsa, tentamos explicar porque belas mulheres aparecem nos eventos usando trajes típicos da década de 50, posando para fotos e abrilhantando os eventos voltados para o segmento Retrô. Porém, a maior dificuldade que temos ainda é em relação à produção de figurino fiel à época. Temos um ateliê (@Theleiteceretro) voltado para o estilo, porém a demanda é alta e infelizmente possui fila de espera, mas estamos trabalhando para que possamos atender todas as mamães que querem praticar o estilo Pin-up. Outro assunto delicado que permeia os eventos de veículos antigos ainda é o machismo, pois, olhar a Pin-up no calendário pode, mas parabenizá-la pelo seu estilo pessoalmente ainda não pode. Mas estamos batalhando para mudar essa ótica.
Quais seus objetivos com os festivals pin-ups em Goiás e no Brasil? O que falta para que eles sejam mais visibilizados e melhores compreendidos como parte de uma performance de emancipação das Mulheres Mães?
Lançamos o festival viva Goiás Rockabilly com o intuito de mostrar essas mamães Pin-ups maravilhosas para todo estado e para o Brasil. Elegemos a primeira Miss Goiás Pin-up e já estamos com um grau de visibilidade razoável e temos nosso nome mencionado em grandes festivais voltados para o segmento no Brasil. A mamãe Pin-up consegue mostrar, desfilando em um palco para centenas de pessoas, que a mulher não precisa perder a feminilidade após a maternidade.
A última pergunta é um espaço livre: fique à vontade para falar o que não perguntei, por favor.
A Liga Pin-up Go foi fundada com o objetivo de promover ensaios fotográficos voltados para o segmento retrô, com resgate da autoestima feminina. Temos um Workshop onde explanamos sobre a cultura Pin-up/ retrô/ vintage e apresentamos mulheres, as quais tiveram seus nomes que atravessaram a história como exemplo da essência femina mostrando sua sensualidade com uma pitada de inocência que faz com que o movimento Pin-Up seja tão encantador. Agradeço muito pela oportunidade de falar um pouquinho sobre a nossa cultura. SIM! Nós temos Pin-ups!
Agradeço demais por ser acolhida nesse grupo e pela sua generosidade!
——————————
Este é um espaço para mães conversarem e para quem não é mãe também. Afinal, o mundo é povoado de crianças e TODAS AS VOZES importam! Venha conosco nesse bate-papo que vai invadir 2023 e trazer muitos debates sobre maternidades, carreira, justiça social e afetos. Vamos conversar? Manda um email para [email protected] e venha construir esse espaço conosco!