Jorge Wilson Simeira Jacob
Jorge Wilson Simeira Jacob

Envelhecer sem perder a juventude

Quando um indivíduo perde o interesse em saber, conhecer, aprender, adaptar-se ao novo, está perdendo o élan de viver. É o começo do fim

Sabemos que a juventude, apesar de muito desejada, não é eterna. A descoberta da fonte da eterna juventude não passou de uma lenda. Permanece, assim, o desafio da busca da juventude. Desafio de não deixar que a decadência física contamine a mental ou vice-versa. A medicina, responsável pelas nossas condições de vida e longevidade, sabe mais. Ela testemunha que envelhecemos com maior ou menor velocidade e de forma desigual. Muitos vêm envelhecer primeiro um órgão do corpo e depois outro.  A uns branqueiam os cabelos enquanto a outros enruga-se a pele, na mesma idade. O envelhecer não é um processo homogêneo. Todos temos órgãos desigualmente resistentes. Daí a crença de não existir um único caso de envelhecimento simultâneo. No envelhecer tudo é aleatório.

A velhice é inegável, é um fato visível a olho nu. Para constatar a nossa perda de vitalidade basta olhar em um espelho, subir uma longa escada, observar os lapsos de memória e a lentidão do raciocínio. Estas são as perdas físicas. Além destas, temos também as perdas do componente espiritual (não no sentido religioso, mas de processos mentais), que também envelhecem, ainda que nem sempre acompanhando o do corpo. Corpo e espírito têm cada um o seu curso próprio de envelhecimento, independentes muitas vezes.

Pintura de Edward Hopper

A convivência desses dois componentes da vida cria uma nova relação de forças, com inúmeros desdobramentos. Há pessoas fisicamente jovens com o espírito envelhecido ou o contrário. São os jovens idosos e os   idosos jovens. Raros são os casos daqueles que mantêm um envelhecimento harmônico, equilibrado. Raridade é um físico fraco em uma cabeça forte. Mas existe. A juventude é um estado de espírito.

Mente sã em corpo são, dizia o poeta romano Juvenal, referindo-se à influência do físico sobre a mente. Certamente ele não ignorava o inverso: corpo sadio em mente sã. Se o físico afeta a mente, está também afeta o físico. As nossas reações emocionais em relação à vida somatizam-se refletindo em nosso corpo. Uma mente positiva faz muita diferença. O corpo sofre as consequências de um espírito negativo, que só reclama de tudo e de todos. O espírito inquieto à procura das aventuras de: conhecer o mundo, novas ideias, sobretudo com a ambição de aprender e de ensinar, tem efeitos positivos consideráveis. Uma postura de elevada autoconfiança, não favorece a corcunda e o andar arrastando os pés. Aqueles em que uma batalha é considerada como a guerra perdida envelhecem antes do tempo e afastam os conhecidos.

Pintura de Edward Hopper

Manter-se mentalmente ativo é a descoberta da fonte da eterna juventude. A mente acomoda-se com a mesma facilidade que o físico. Um corpo poupado daquilo que se apresenta como difícil, vai ver este desafio se tornar impossível. Evitar a dificuldade de amarrar os sapatos, colher um objeto do chão, dominar a nova tecnologia é o difícil que se tornará o impossível no futuro. O órgão faz a função, física e mentalmente. Por isto a aposentadoria, com a redução do esforço físico e mental, mais o isolamento das relações sociais é um perigoso inimigo do bom envelhecer. Fugir de novos desafios ou daqueles em que não se transita com facilidade é condenar-se à perda da memória, da flexibilidade e agilidade mental. Da mesma forma que a falta de exercício enfraquece as pernas, o pouco uso da mente a embrutece. O estar indolente nos leva a perda das nossas habilidades. A degeneração do espírito dá como primeiro sinal a perda da curiosidade. Quando um indivíduo perde o interesse em saber, conhecer, aprender, adaptar-se ao novo, está perdendo o élan de viver. É o começo do fim. A vida é uma caminhada que termina quando se para, quando se perde o entusiasmo de viver.

Se a vida é uma dádiva da natureza, o envelhecer é uma arte. É da nossa mente o desafio de envelhecer sem perder a juventude.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.