Cientistas realizaram inúmeras descobertas interessantes em uma recente expedição nas Montanhas Ciclope, localizada na ilha de Nova Guiné. Entre os achados, o grupo localizou evidências de um mamífero que estava desaparecido, a “equidna de bico longo de Attenborough”. Além de encontrar espécies de anfíbios, aracnídeos e insetos que não eram conhecidos.

Nomeada em homenagem ao naturalista britânico David Attenborough, o mamífero possui espinhos de ouriço, focinho de tamanduá e pés de toupeira. Segundo o biólogo da Universidade de Oxford e líder da expedição, James Kempton, o animal era tido como extinto, mas foi flagrado pelas câmeras instaladas pelos cientistas. O último registro científico da espécie foi feito em 1961.

Além da equidna, os cientistas também descobriram uma espécie de camarão que vive em diversos locais, incluindo árvores e rochas. Os animais eram do tamanho de alguns grãos de arroz e tinham a capacidade de saltar até um metro no ar. Algo que deixou os pesquisadores impressionados.

Com diversas evidências científicas coletas, a equipe de cientistas agora está preparando um artigo abrangente a respeito da expedição. Ao mesmo tempo, eles também pretendem monitorar o habitat natural das equidnas e buscar melhorar a conservação da espécie.

Leia também: