Sexóloga desmistifica tabus sobre performance masculina
02 março 2023 às 17h58
COMPARTILHAR
Os homens estão sempre preocupados com a performance sexual para satisfação da parceira ou parceiro (nos casos homoafetivos). Mas quais são os tabus relacionados a este assunto especialmente os relacionados ao tamanho e ao prazer? Para desmistificar alguns pontos sobre isso, o Jornal Opção entrevistou a ginecologista e sexóloga Joice Lima.
“Historicamente, no sistema patriarcal que vivemos, o pênis está muito associado à virilidade, à masculinidade. Estátuas com falos gigantes ainda podem ser vistas em algumas culturas pelo mundo e simbolizavam a fertilidade e poder”, explica.
O pornô contribui para que os homens se preocupem com o tamanho do órgão e desejem um pênis maior, mas isso não significa maior prazer para os parceiros (as).
Médica Joice Lima
Mas, na hora do prazer feminino a sexóloga é categórica: o diâmetro do órgão genital masculino se torna mais importante na hora “H” do que o tamanho. É que o ponto “G” da mulher está localizado na entrada da vagina, o que proporciona uma sensação de preenchimento bem maior.
Na hora “H” tamanho é documento?
Quando pensamos no prazer feminino, um homem não precisa de um pênis grande para satisfazer sua parceira. A maior sensibilidade da vagina e até mesmo a região onde seria o famoso ponto “G” está no terço inicial da vagina. O diâmetro do pênis é mais importante que o comprimento e traz para a mulher a sensação de estar preenchida.
Mas há mulheres que se satisfazem com pênis grandes?
Sim, algumas mulheres têm mais prazer com pên1s longos, por estimularem o fundo vaginal, ativando regiões onde células nervosas de um “marca-passo” vaginal desencadeiam contrações musculares, levando ao orgasmo.
Qual seria o tamanho normal do pên1s?
Um estudo recente mostrou que a média de tamanho do pênis no mundo, independente de raça, é de 13 a 15 cm, em ereção. Porém, apenas 12 a 17% dos homens têm um pênis maior que 16 cm.
Os homens se preocupam bastante com o tamanho do órgão? E as mulheres?
Uma pesquisa recente mostra que de 45 a 68,3% dos homens gostariam de ter um pênis maior. Enquanto, 84% das mulheres estão satisfeitas com o tamanho do pênis do parceiro.
Nos casos de relações homoafetivas?
Entre casais homoafetivos também há a preocupação de não agradar o parceiro com o tamanho do seu pên1s.
Qual o tamanho que é considerado pequeno?
Pênis menores que 7,5 cm em ereção ou 4 cm quando flácidos, são considerados como micropênis.
Existem tratamentos para aumentar o tamanho do pênis?
Sim. O melhor tratamento são as cirurgias, que podem aumentar em até 4 cm o comprimento. Estão mais indicadas para homens com micropênis ou para aqueles que tiveram seu órgão amputado por um câncer ou algum trauma físico.
Aqueles estímulos com bombas funcionam?
O uso das bombas penianas produz um aumento momentâneo do pênis, que não costuma se manter.
Dá pra aumentar o diâmetro?
Hoje é possível aumentar a espessura do pênis com enxerto de gordura ou mesmo aplicação de preenchedores como o ácido hialurônico. Mas é preciso ter muito cuidado com esses procedimentos e escolher um bom profissional. Além disso, são procedimentos recentes e nem tudo tem estudos científicos comprovando eficácia e segurança.
Por que os homens se preocupam tanto com o tamanho do pênis?
Os homens ainda acreditam que quanto maior o pênis, mais prazer poderão dar à parceira. Além disso, historicamente, no sistema patriarcal que vivemos, o pênis está muito associado à virilidade, à masculinidade. Estátuas com falos gigantes ainda podem ser vistas em algumas culturas pelo mundo e simbolizavam a fertilidade e poder. O pornô também contribui para que os homens se preocupem com o tamanho do órgão e desejem um pênis maior.
E sobre o formato do pênis. É normal que ele seja curvo?
O pênis pode ter uma curvatura natural e isso não é um problema. É preciso estar atento às curvaturas que aparecem repentinamente ou mesmo se acentuam. Uma doença chamada “Doença de Peyronie”, leva à fibrose no pênis, causando uma curvatura que dificulta a penetração.