Pesquisadora brasileira é escolhida como uma das mais promissoras do mundo
31 março 2023 às 09h03
COMPARTILHAR
A jovem cientista brasileira Júlia Castro, 28 anos, foi considerada uma das 635 jovens cientistas mais promissoras do mundo. Ela conquistou seu lugar no Encontro Anual de Ganhadores do Prêmio Nobel ao vencer um concurso da Academia Brasileira de Ciências (ABC). O evento, que ocorre desde 1951, tem como objetivo incentivar a troca de ideias e experiências entre diferentes gerações, técnicas científicas e culturas.
Júlia está muito animada com a oportunidade de participar do 72º encontro na cidade de Lindau, na Alemanha, em junho deste ano. Em entrevista para o portal G1, ela conta que havia inscrito no programa sem muitas pretensões, mas ficou surpresa e animada com a escolha. “Minha família e amigos estão muito orgulhosos por acompanhar a minha trajetória e comemorar mais essa conquista comigo”, contou.
Para ela, participar do evento será uma experiência engrandecedora e de muito aprendizado, fora que ainda é uma oportunidade única para contribuir com a ciência e pelo país. “Vou ter a oportunidade de conhecer vários dos cientistas mais renomados do mundo. Vejo que será uma experiência engrandecedora e de muito aprendizado”, explicou a biomédica.
Natural de Viçosa, no interior de Minas Gerais, ela se mudou aos 17 anos para Belo Horizonte com o objetivo de estudar na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Após se formar em biomedicina, ela fez mestrado em bioquímica na mesma instituição e agora faz doutorado em imunologia na Universidade de São Paulo (USP).