Um estudante piauiense de 16 anos está concorrendo ao Prêmio Jovem da Água em Estocolmo, Suécia, uma das categorias do Prêmio Nobel da Ciência Jovem. Manoel José Nunes Neto é o primeiro nordestino a representar o Brasil nesse evento. Ele desenvolveu um rover aquático para nevegar por corpos hídricos de forma autônoma.

O dispositivo além de ser capaz de navegar autonomamente em rios e lagos, ainda coleta dados sobre a qualidade da água. O rover mede parâmetros como a quantidade de fosfatos, nitratos, materiais orgânicos, pH e temperatura, transmitindo essas informações de forma remota.

Rover aquático desenvolvido pelo estudante | Foto: Reprodução

A jornada de Manoel começou quando ele apresentou seu rover na Feira Mineira de Iniciação Científica, onde conquistou o primeiro lugar. Isso garantiu sua participação no Foro Internacional de Ciencia en Puerto Rico (FICEP), no qual oprojeto ganhou a medalha de ouro na categoria Engenharia e o segundo lugar geral na competição.

Agora, o estudante busca conquistar o Prêmio Nobel da Ciência Jovem, mas precisa vencer uma votação online. A votação está disponível no site do Stockholm Junior Water Prize até o dia 15 de agosto.

Leia também:

Produção de ciência no Brasil cai pelo segundo ano seguido

Pesquisa mostra que brasileiros se interessam muito por ciência, mas não a entendem