‘Cometa do Diabo’ poderá ser visto no final de abril
01 abril 2024 às 10h27
COMPARTILHAR
O mês de abril promete vários fenômenos para os amantes da astronomia, com uma série de eventos celestes, conforme aponta o guia de Efemérides Astronômicas do Observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Uma das principais atrações será a chuva de meteoros Líridas, prevista para alcançar seu ápice na madrugada do dia 22 de abril. Além do cometa 12P/Pons-Brooks, conhecido como “Cometa do Diabo”.
Apesar de seu apelido peculiar, derivado de sua forma reminiscente de chifre, o cometa será visível com o auxílio de binóculos, especialmente à medida que se aproxima do momento de seu periélio, marcado para o dia 21, sendo que estará mais visível no dia 23.
Também merece destaque as conjunções entre astros, fenômenos em que dois objetos parecem estar mais próximos um do outro, uma ilusão de óptica. Por exemplo, a Lua ser visível mais próxima de Vênus.
Para os aficionados pela vastidão do universo, o mês abril se apresenta como uma grande oportunidade de observar espetáculos celestes.
Veja principais fenômenos astronômicos de abril:
6/4 – Conjunção entre a Lua e Saturno;
7/4 – Conjunção entre Lua e Vênus;
10/4 – Conjunção entre Marte e Saturno;
20/4 – Conjunção entre Júpiter e Urano;
21/4 – Cometa 12P/Pons-Brooks (“Cometa do Diabo”);
22/4 – Máxima atividade da chuva de meteoros Líridas;
23/4 – Cometa 12P/Pons-Brooks (“Cometa do Diabo”);
30/4 – Saturno, Marte e Mercúrio estarão visíveis.
Leia também:
‘Cometa do Diabo’ poderá ser observado no Brasil; saiba como
Cometa Neowise poderá ser visto do Brasil a partir desta quarta-feira