*Colaboração de Bárbara Ferreira

O município de Trindade, em Goiás, foi recentemente listado entre as 100 melhores cidades do interior do Brasil para se investir, segundo levantamento de uma empresa de inteligência de mercado. Para o secretário municipal de Indústria, Comércio e Serviços, José Maria Vieira, a conquista reflete o trabalho da atual gestão.

De acordo com ele, o reconhecimento é fruto de um conjunto de políticas adotadas pelo governo municipal. “Isso se deve a fatores preponderantes, especialmente à gestão do prefeito Marden Júnior, com foco no desenvolvimento econômico, acolhimento às empresas, desburocratização, agilidade nos processos e incentivo ao crédito.”

O secretário ressaltou ainda as parcerias com o Sebrae, o apoio às micro e pequenas empresas e os investimentos em educação continuada como diferenciais que fortalecem o ambiente de negócios em Trindade.

Além da economia, a cidade também tem se destacado em outras áreas. “Hoje, Trindade está em primeiro lugar na educação no estado de Goiás e em quinto lugar em segurança pública. Também somos a nona cidade mais populosa do estado”, pontuou o secretário.

José Maria lembrou que, nas últimas décadas, a cidade passou por uma transformação populacional expressiva. “Há 30 anos, tínhamos 54 mil habitantes. No Censo de 2010, esse número já havia dobrado para 104 mil. Em 2022, chegamos a 142 mil, e a estimativa para 2025 é de 150 mil habitantes.”

Segundo ele, esse crescimento é diretamente ligado à geração de emprego e renda no município. “Só no último mês, 322 empresas chegaram à cidade. Tivemos ainda cerca de 1.600 novos microempreendedores individuais. Somando tudo, em 2025, já são 2 mil empresas estabelecidas”, afirmou José Maria. Para o secretário, “isso se deve ao acolhimento e à celeridade dos processos que implantamos.”

A desburocratização dos trâmites municipais, como o processo para emissão de alvarás, também tem sido referência em nível nacional. “O prefeito apresentou esse caso como exemplo de sucesso no maior evento de políticas públicas do país, em Brasília.”

Ao avaliar o avanço da cidade em relação a outras de mesmo porte, José Maria destacou que Trindade ocupa a 26ª posição entre os 319 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes quando o tema é atratividade para investimentos.

Ele também acredita que a cidade superou uma antiga dependência de Goiânia. “Temos 105 anos de emancipação política e, hoje, também nos consolidamos como uma cidade economicamente independente. Embora sejamos cidades coirmãs, Trindade tem identidade própria e engajamento da população no fortalecimento da economia local.”

O crescimento populacional, segundo o secretário, atrai empresas por gerar maior consumo e disponibilidade de mão de obra. “Se tenho mais população, tenho mais consumidores e mais mão de obra. Isso aumenta a circulação de valores, o PIB e impulsiona o desenvolvimento”, explicou. “Por isso, estimulamos o consumo local e investimos em qualificação para que nossa população esteja preparada para as oportunidades do setor produtivo.”

Trindade, segundo ele, é hoje referência nos três setores da economia: agropecuária, indústria e comércio/serviços. “Temos o Polo Industrial Maria Monteiro consolidado, um setor hoteleiro forte, restaurantes que atendem à população e aos turistas e mais de 50 atividades econômicas exploradas na cidade.”

3 mil novas empresas em 2024

Sobre os dados de anos anteriores, o secretário informou que em 2024 foram abertas aproximadamente 3 mil empresas, considerando também os microempreendedores individuais.

Para ele, a continuidade administrativa é outro fator fundamental. “A gestão do prefeito Marden Júnior é uma continuidade da gestão do ex-prefeito Jânio Darrot. Marden aprimorou e inovou, sem esquecer nossas raízes, com foco em uma cidade desenvolvida, justa e visionária.”

A cidade também tem buscado se posicionar de forma estratégica diante da reforma tributária. “Estamos atentos para que não haja perda de arrecadação com a mudança do sistema, que passará a considerar o consumo e não mais a origem da produção.”

Na área de infraestrutura, Trindade vem recebendo investimentos significativos. “O poder executivo está injetando R$ 48 milhões em obras estruturantes. Já entregamos um viaduto, e o novo hospital está em construção, graças à parceria entre os poderes Executivo, Legislativo e o governo estadual”, explicou. “Nosso deputado Cristiano também destinou mais de 90% de suas emendas para a cidade.”

O secretário finalizou reforçando o compromisso da gestão com políticas públicas que promovam inclusão social, sustentabilidade e segurança jurídica para atrair investimentos. “Queremos uma cidade justa, ambientalmente responsável e desburocratizada. Estamos trabalhando com indicadores econômicos como termômetros da gestão.”

O turismo religioso, um dos pilares econômicos do município, também recebe atenção especial. “Temos o maior sino do mundo, o maior peregrino do mundo. Isso é parte da nossa história de 185 anos de fé e devoção. Por isso, atuamos em sintonia com a igreja e o setor produtivo para consolidar ainda mais nosso turismo.”

Leia também:

Marden lidera maior investimento em infraestrutura da história de Trindade: R$ 48 milhões em obras

Novo programa de investimentos de Trindade é passo ousado, mas é hora de modernizar de fato a educação