Será lançado nesta quinta-feira, 12, às 9 horas, o projeto municipal de incentivo à produção familiar para fornecimento de filhotes de aves – chamados de pintainhas) – para produção de ovos. Inicialmente serão 40 famílias beneficiadas, cerca de 200 pintinhos, que serão entregues por cada família. O principal objetivo é incentivar a produção agropecuária familiar de Senador Canedo.

Um diferencial no convênio que será feito pela prefeitura do município junto aos produtores, por meio da Cooperativa dos Produtores Rurais de Senador Canedo, será a aquisição da produção das aves para alimentação escolar. “Os produtores criam e a prefeitura será uma das principais clientes. Sabemos a importância de uma boa alimentação na primeira fase da vida de uma pessoa. Vamos, além disso, incentivar e fomentar a produção dos pequenos produtores da nossa cidade”, destacou Fernando Pellozo, prefeito de Senador Canedo

As aves poedeiras iniciam postura com cerca de 20 semanas de vida. O pico de 90% é alcançado em 30 semanas, sendo que cada galinha pode produzir até 300 ovos em um ano. Os pintinhos serão entregues às famílias vacinados e com boas condições de saúde. Em pouco tempo já estarão aptos para produção.

Alimentação escolar
O maior comprador da produção de ovos dos produtores familiares será a Prefeitura de Senador Canedo, para utilizá-la na alimentação escolar. A Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, regulamenta que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), tendo por base o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), pode ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações.