Falha em estação da Saneago causa morte de peixes na Cidade de Goiás

07 outubro 2025 às 13h04

COMPARTILHAR
Uma falha mecânica na Estação de Tratamento Paraíso, da Saneago, causou mortandade de peixes no rio Bacalhau, na Cidade de Goiás, Região Oeste do Estado. A denúncia foi feita pelo grupo interdisciplinar de estudo e pesquisa Águas do Cerrado, da Universidade Estadual de Goiás (UEG), coordenado pelo professor Murilo Mendonça Oliveira. Segundo o relato ao Jornal Opção, uma falha técnica na elevatória provocou a contaminação do manancial e resultou na morte de peixes no local. O grupo também afirmou que “não é a primeira vez” que o problema ocorre.
Em nota enviada ao Jornal Opção, a Saneago informou que o reparo no equipamento foi realizado 35 minutos após a falha mecânica, o que, segundo a companhia, não causou prejuízos significativos às residências e propriedades rurais. A empresa reforçou ainda que segue todos os padrões de tratamento de água estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
No mais, a Companhia tranquiliza a população da Cidade de Goiás quanto à qualidade da água tratada e distribuída no município. Esclarecemos que a captação de água bruta neste manancial é realizada 18 km acima do ponto onde ocorreu o extravasamento. Reforçamos, ainda, que a água tratada oferecida pela Saneago obedece, rigorosamente, a todos os padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde.”
“A Saneago informa que o problema técnico na Elevatória Paraíso foi corrigido imediatamente. Explicamos que não houve impacto ambiental significativo ou prejuízo a áreas vizinhas, visto que nossas equipes chegaram ao local e executaram as ações necessárias cerca de 35 minutos após o extravasamento.
Leia também: Coletivo da UEG faz alerta máximo sobre contaminação no Rio Vermelho: “Peixes continuam morrendo”
Calor extremo e a baixa umidade provocam mortes de peixes em lagoa de Itapaci