Bastidores
O ex-presidente da Assembleia Legislativa de Goiás Samuel Almeida reapareceu como articulador hábil das prévias do PSDB. É um dos articuladores do grupo do deputado federal Giuseppe Vecci, pré-candidato a prefeito de Goiânia. Pastor, ele é vice-presidente da Assembleia de Deus da Fama.
[caption id="attachment_57030" align="alignright" width="356"]
Reprodução[/caption]
Se depender do governador Marconi Perillo, a funcionária da Caixa Econômica Federal Sirlene Borba será a candidata do PSDB a prefeita de Rubiataba. A deputada estadual Eliane Pinheiro também apoia seu projeto político. “Ela está me ajudando a formatar um projeto político. Estive recentemente com Marconi e ele me incentivou a participar ativamente da política.” A política poderia ser vice? “De jeito. Sou pré-candidata a prefeita. É o meu projeto.”
Sirlene Borba afirma que vai trabalhar para conquistar o apoio do médico e ex-prefeito José Luiz. “Ele é popular e querido na cidade. A deputada federal Magda Mofatto também apoia o meu projeto”, frisa.
O prefeito Jakes Rodrigues de Paula, do PMDB, faz uma administração amplamente contestada pela população. Ele é visto como a “grande decepção” política dos últimos anos. Seus adversários afirmam que tenta administrar a prefeitura como se fosse um chácara, e nem assim consegue deslanchar. Todos dizem que lhe falta capacidade administrativa, sobretudo formação mínima para gerir os negócios do poder público de um município.
No momento, o nome do empresário no município é Zélio Cândido. Mas, se Vanderlan aceitar a vice do delegado Waldir Soares, o quadro tende a mudar
Se aceitar a vice do deputado federal Waldir Delegado Soares (do PSDB, mas próximo de sair), na disputa pela Prefeitura de Goiânia, o empresário Vanderlan Cardoso pode bancar sua mulher, Izaura Cardoso, para prefeita de Senador Canedo.
A tese é: com Izaura Cardoso no páreo, disputando contra o ex-prefeito Divino Lemes e o prefeito Misael Oliveira, Vanderlan poderá dizer, nos palanques e nas ruas, que é praticamente ele que está disputando. Izaura é Vanderlan, em suma. Aí, aparentemente sem resistência, o empresário Zélio Cândido, pré-candidato do PSB, sairia do páreo.
Zélio Cândido poderia ser o vice de Izaura Cardoso, com o compromisso de que Vanderlan Cardoso o apoiaria para prefeito em 2020.
A produção será suspensa em fevereiro e apenas 15% da força de trabalho será mantida pelo grupo. A paralisação é por tempo indeterminado
Principal problema é que Paulo Maluf quer disputar prévias. O jornalista da Band garante que prefere disputar com Marcola, líder do PCC
O vice-prefeito de Goiânia foi selecionado pela Embaixada americana como um dos líderes políticos promissores do Brasil
Vanderlan Cardoso subestima Joaquim Liminha, que é hábil articulador político
Embora não esteja bem em Goiânia, Vanderlan Cardoso só fala na eleição de senador Canedo
Reserva moral de Senador Canedo, o médico é leal e não trai
Sandro Mabel admitiu ao Jornal Opção que pode disputar a Prefeitura de Aparecida de Goiânia em 2 de outubro deste ano pelo PMDB. Mas o presidente da Câmara Municipal, Gustavo Mendanha, pôs o bloco na rua e garante que será o candidato do partido.
As prévias não estão na ordem do dia. Mas, se necessário, serão convocada para decidir se o nome será Sandro Mabel ou Gustavo Mendanha. Há quem diga que a razão exige Mabel e o coração pede Mendanha.
Euler Morais, que seria carta fora do baralho para alguns, ainda não saiu inteiramente do páreo.
(Na foto: Sandro Mabel, Gustavo Mendanha e Euler Morais)
Pesquisas qualitativas indicam que os eleitores não avalizam o deputado federal Alexandre Baldy (foto acima) para prefeito porque não mora em Anápolis. Ele reside em Goiânia, no condomínio Aldeia do Vale.
[caption id="attachment_38245" align="alignnone" width="300"]
Fernando Cunha Neto, vereador; foto: Fernando Leite/ Jornal Opção[/caption]
Líderes dos segmentos organizados sugerem que Alexandre Baldy nutre certo desprezo pelos políticos e empresários de Anápolis. O deputado comporta-se como se fosse superior aos políticos e empresários da cidade. Pode até ser mera impressão. Mas é a impressão dos anapolinos.
As chances de o vereador Fernando Cunha Neto disputar a Prefeitura de Anápolis pelo PSDB são cada vez maiores.
A tucana Rita de Cássia está mesmo disposta a enfrentar o prefeito de Itaberaí, Roberto Silva, do PP, na eleição de 2 de outubro deste ano.
Não deixa de ser curioso que a base do governador de Goiás, Marconi Perillo, terá os candidatos a prefeito mais fortes do município.
Mas Rita de Cássia só será uma candidata consistente se obtiver o apoio do empresário José Garrote e do deputado estadual Jean Carlo (PHS). Sem o apoio dos dois, será piaba na boca de Roberto “Tubarão” Silva.
Vilmar Rocha garante que o PSD terá candidato a prefeito em Goiânia
Se não emplacar pelo PP ou pelo PRB a prefeito de Goiânia, o deputado Sandes Júnior é cotado para ser vice de Giuseppe Vecci, possível candidato do PSDB a prefeito.
Sandes Júnior e Giuseppe Vecci são carne, unha e cutícula em Brasília. São amigos e, até, confidentes.
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) em Goiás inventou uma novidade política histórica: não tem nenhum socialista no seu comando.
A senadora Lúcia Vânia e o empresário Vanderlan Cardoso são pró-capitalistas e antissocialistas. O ex-prefeito de Senador Canedo é visceralmente contra o socialismo.


