Os vereadores que compõe o bloco Vanguarda enviaram um requerimento para o presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Romário Policarpo (Patriota), a respeito da eleição para 1º vice-presidente. O grupo cobra que um pleito seja convocado em até 48 horas para ocupar a vaga. Entretanto, essa não é a intenção do líder do Executivo.

Para o líder do Vanguarda, Igor Franco (Solidariedade), a demora em preencher a vaga que era de Clécio Alves (Republicanos), agora deputado estadual, vai contra as regras da Casa. “O regimento é muito claro ao dizer que em 15 dias de vacância precisa ocorrer o chamamento imediato de uma nova eleição. Algo que ainda não ocorreu já faz dez meses e que prejudica a Casa”, pontua.

Por outro lado, Policarpo garante que só tomará a decisão a respeito da eleição quando considerar o momento oportuno. “Não serei pautado pelos outros, assim como possuem o direito de cobrar, eu tenho de decidir. (…) Não existe apenas o bloco Vanguarda, preciso ouvir o que a maioria dos vereadores deseja e quando se sentirem confortáveis, a eleição será feita”, afirma.

Interesse na vaga?

Em contato com o Jornal Opção, o líder do Vanguarda e outros membros afirmaram que não houve uma reunião para decidir qual nome o bloco lançaria para a eleição. Entretanto, alguns vereadores não consideraram a vaga atrativa e preferem priorizar outras áreas. Entre as outras prioridades citadas estaria o trabalho de buscar a reeleição.

Outros candidatos

Além do bloco Vanguarda, o vereador Pedro Azulão Jr. (PSB) também cobrou o presidente da Casa a respeito da eleição para 1º vice-presidente. Além de solicitar a realização do pleito, ele contou ao Jornal Opção que pretende se candidatar pela vaga. Todavia, o parlamentar também não descartou apoiar outro nome.

Além de Azulão, cerca de dez vereadores também são apontados para o cargo, incluindo Geverson Abel (PMB), Léo José (sem partido) e Kátia Maria (PT). Anteriormente, nomes como Henrique Alves (MDB), Thialu Guiotti (Avante), Sabrina Garcez (Republicanos), Dr. Gian (MDB) e Sandes Júnior também foram citados.