Vereadores novatos articulam ‘bloco informal’ na Câmara de Goiânia

13 fevereiro 2025 às 12h54

COMPARTILHAR
Um grupo de cinco vereadores está articulando a criação de um novo bloco parlamentar “informal” na Câmara Municipal de Goiânia. Ainda sem nome, a composição contará com Heyler Leão (PP), Sanches da Federal (PP), Dr. Gustavo (Agir), William do Armazém (PRTB) e Denício Trindade (UB).
Segundo os vereadores, o objetivo é fortalecer os parlamentares novatos na Casa. Com exceção de Trindade, os demais integrantes são representantes do Legislativo em seus primeiros mandatos. O grupo pretende atuar em apoio à base do prefeito Sandro Mabel (UB) no Executivo e ao lado do presidente Romário Policarpo (PRD) na Câmara.
Os vereadores que formam o grupo se reuniram nesta quarta-feira, 12, com a secretária de Governo, Sabrina Garcez (Republicanos). O objetivo foi apresentar a iniciativa e alinhar as conversas com o Paço Municipal.
Como o grupo é informal, os integrantes não pretendem formalizá-lo como bloco parlamentar por enquanto, tampouco definir um líder. A ideia é que todos os integrantes atuem de maneira igualitária no grupo.
“A ideia é que os vereadores caminhem juntos, mas de forma informal”, disse um dos integrantes, em conversa reservada.
Caso o grupo fosse formalizado como bloco parlamentar, alguns integrantes poderiam perder o Tempo de Liderança ou o auxílio-representação, pois vários membros do grupo são líderes de bancada de seus respectivos partidos. Por exemplo, o líder de uma bancada partidária pode usar uma fala de cinco minutos a qualquer momento das sessões ordinárias, conforme o Regimento Interno da Câmara.
Leia também:
Vereador Lucas Vergílio confirma interesse em se candidatar a deputado federal
Vereador propõe revogação da taxa do lixo para aprovação de aporte de R$ 190 milhões para Comurg