Vereadores convocam secretário de Finanças para prestar esclarecimentos na Câmara

20 junho 2023 às 13h09

COMPARTILHAR
O secretário municipal de Finanças, Vinicius Henrique, foi convocado pelos vereadores para prestar esclarecimentos amanhã, quarta-feira, 21, na Câmara Municipal de Goiânia. Segundo os parlamentares, os pontos que devem ser tratados são a licitação para transformar arquivos físicos em digitais, que foi denunciado pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), e o pagamento de aditivos para as obras do BRT. A reunião será comandada pelo presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Economia (CFOE) da Casa, Léo José (Republicanos).
Em discurso no plenário durante a sessão desta manhã, o vereador Sandes Júnior (PP) destacou que o TCM barrou a licitação de R$ 48 por unanimidade por conta de 24 irregularidades. Já na outra questão, ele também ressaltou que as obras do BRT também já estouraram o valor máximo de 20% das obras. Outro parlamentar também comentou que não faz sentido o repasse deste tipo de recurso para um projeto que estaria parado.
Segundo Sandes, o titular da Sefin já confirmou a presença e deverá estar presente na Câmara Municipal às 14h.
“Primeiro-Ministro”
Outro ponto que Sandes comentou é de que o secretário seria um “Primeiro-Ministro” em Goiânia, após receber o controle sobre a abertura de crédito de 30% do prefeito Rogério Cruz (Republicanos). Anteriormente, o valor era de 15%, mas o artigo 53 na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2023 foi alterado no início do ano. “Essa é outra preocupação nossa aqui da Câmara, agora ele possui um controle maior do orçamento, como se ele fosse o primeiro-ministro”, disse o parlamentar.