O vereador Igor Franco (Solidariedade) anunciou oficialmente nesta quinta-feira, 25, a entrada do Bloco Vanguarda na base do prefeito Rogério Cruz (Republicanos). A decisão havia sido tomada na última semana, conforme o líder do grupo contou ao Jornal Opção, mas foi divulgada publicamente apenas na sessão realizada pela manhã. Entretanto, a decisão acabou afastando a vereadora Aava Santiago (PSDB) do bloco.

Segundo a parlamentar tucana, ela já não fazia mais parte do grupo desde a junção para emplacar uma cadeira na CEI da Comurg. Sendo que deixou o agrupamento após o vereador Welton Lemos (Podemos) ter sido indicado para ser vice-presidente da comissão. Mas, de qualquer forma, ela também não teve interesse em permanecer porque não se vê “alinhada” com o bloco.

“Se eu ainda estivesse no bloco, eu teria pedido para sair em respeitos aos colegas”, disse Santiago, ressaltando que não teve nenhum problemas com a decisão dos outros membros do agrupamento. “Não faz sentido estar em um grupo que está completo desajuste daquilo que eu defendo e das minhas escolhas na Casa. Não existe a menor possibilidade de que eu faça parte da base do atual prefeito”, completou.

Em falas recentes, durante a sessão desta manhã e na entrevista da última semana, Franco frisou que a posição da vereadora seria respeitada dentro do Vanguarda. Todavia, ela ainda contou que irá esclarecer para os demais membros que não faz mais parte do grupo. Destacando que a junção teria sido algo pontual apenas.

Sem Aava Santiago, o Bloco Vanguarda volta a ter quatro membros na configuração. Além do líder Igor Franco, ainda fazem parte Welton Lemos, Gabriela Rodart (PTB) e Paulo Magalhães (União Brasil).