Vereadora alerta para situação da saúde em Goiânia durante audiência pública
22 dezembro 2023 às 12h29
COMPARTILHAR
Durante a tarde quinta-feira, 21, o secretário da Saúde, Wilson Pollar, esteve na Câmara Municipal de Goiânia para participar de uma audiência pública. Entretanto, a presidente da Comissão de Saúde, vereadora Kátia Maria (PT), não gostou dos dados apresentados. Segundo a parlamentar, eles não refletem a realidade da capital.
“Ele (Pollara) tenta passar uma imagem de que está tudo bem, mas a gente não vê isso na prática”, disse a presidente estadual do PT. “Fala de investimentos de R$ 120 milhões na atenção básica, mas quando visito as unidades, vejo que elas estão sucateadas. (…) Então, o que o secretário mostra não é compatível com o que a gente vê na realidade”, apontou.
Por outro lado, Pollara defende que os recursos investidos ficaram acimas da meta prevista pela Constituição Federal. Com o mínimo estabelecido de 15%, ele ressalta que Goiânia investiu 22,06% dos recursos próprios na saúde. Só que ele ressaltou a necessidade de aumentar o investimento na atenção primária.
“Fiquei muito satisfeito com a reunião. Não houve críticas profundas, foram críticas naturais e feitas também muitas sugestões. Tudo está melhorando”, disse o secretário. Durante a reunião, ele também garantiu que os 75 pontos restantes da meta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) serão todos cumpridos em 2024.
Por fim, a vereadora destacou que a atual prestação de contas ficou prejudicada por conta do período de transição. Por isso, ela ressalta que será feita uma análise para buscar os dados necessário para entender melhor os investimentos e ações realizadas. Até o momento, Pollara está há dois meses no comando da pasta.