O vereador Anselmo Pereira (MDB) apresenta nesta terça-feira, 9, um requerimento para regularizar as lanchonetes “pit dogs”. Conforme o parlamentar contou para o Jornal Opção, atualmente a capital possui entre 200 a 500 locais irregulares, que funcionam em nomes de terceiros. O objetivo seria facilitar que os trabalhadores consigam obter a legalização para os negócios.

“Vamos pedir que se abra uma janela de 90 dias para que todos aqueles que estiverem trabalhando em nomes de terceiros possam se regularizar”, contou o decano da Câmara Municipal de Goiânia. “Isso é bom para a saúde do consumidor e para a Prefeitura. Além de ser positivo para o trabalhador, que terá uma concessão para que possa tirar todos os alvarás que permitem o funcionamento”, acrescentou.

Segundo Anselmo, o dono do estabelecimento com o alvará sanitário e totalmente regularizado poderá fornecer alimentação mais segura. “Essa regularização seria algo benéfico para a segurança alimentar, principalmente para a qualidade do alimento”, disse. Já que, conforme ele apontou, seria necessário passar por vistorias para conseguir a documentação necessária.

Outro ponto que o parlamentar destacou foi a causa dessa ausência de regularização entre os comerciantes. “Durante muito tempos, eles foram realizando transações que não eram legalizadas pelo município. Em um momento, essa situação ficou tão grande que pode inviabilizar a atividade daquela pessoa, o que não deixa a Prefeitura receber as suas taxas e dividendos”, explicou.