Dezenas de feirantes da Feira Hippie compareceram à Câmara Municipal de Goiânia nesta terça-feira, 19, para pedir apoio aos parlamentares contra medidas da Prefeitura. Entretanto, um ponto que chamou a atenção foram as críticas contra o secretário de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec), Diogo Franco. Poderia ser a manifestação uma forma dos parlamentares pressionarem pela exoneração do titular da Sedec?

Contextualizando, diversos parlamentares já demonstraram que estão descontentes com o vereador Igor Franco (Solidariedade), irmão de Diogo. Inclusive, eles teriam tentando anteriormente exigir a exoneração do secretário do cargo, mas não houve sucesso. A motivação principal seria por conta das movimentações de Igor para cassar mandatos de colegas de Casa.

Seguindo o contexto, o vereador Léo José (sem partido) aproveitou para criticar Igor e Diogo durante um discurso para os feirantes. Segundo o parlamentar, a nomeação do irmão na Sedec seria “nepotismo”. “Vereador que entra no ‘tapetão’, coloca o irmão na secretaria para poder perseguir trabalhador, nós não aceitamos”, exclamou.

No mesmo sentido, o presidente da Associação da Feira Hippie, Valdivino da Silva, também criticou a atuação de Diogo no comando da Sedec: “hoje não somos atendidos”. O representante também reforçou as reivindicações, incluindo o funcionamento às sextas-feiras, fim do sorteio de vagas das bancas e a inauguração dos banheiros públicos.

Inicialmente, a manifestação começou apenas do lado de fora, mas depois foi autorizada a entrar na Câmara pelo presidente Romário Policarpo (Patriota). Segundo um interlocutor ouvido pelo Jornal Opção, essa liberação seria um “recado” para Igor Franco. Ou seja, poderia ser uma forma de pressionar pela exoneração do titular da Sedec.

Outro lado

Em contato com o Jornal Opção, Igor Franco minimizou as declarações de Léo José. Segundo o vereador do Solidariedade, o colega Casa seria uma “fraude” porque teria fraudado questões relacionadas a cota de gênero na chapa para as eleições de 2020.

“Observar alguém do nível dele falando de nós, nos dá a segurança e convicção que estamos no caminho correto”, afirma.

A reportagem também buscou contato com o secretário Diogo Franco, mas até o momento não houve resposta. O canal está aberto.

Leia também:

Feirantes fazem manifestação em Goiânia e interditam trecho da rua 44

Inspeção na Feira Hippie vai apurar denúncias de irregularidades