O vereador Anselmo Pereira (MDB), líder do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) na Câmara Municipal de Goiânia, solicitou nesta terça-feira, 25, que a Prefeitura enviasse um Plano Diretor de Iluminação para a Casa. Segundo o parlamentar, o momento é ideal para que a capital passe por uma modernização na iluminação pública, incluindo a substituição de todas as lâmpadas antigas.

“Goiânia está se preparando para trocar todas as iluminações de vapor de sódio por novas lâmpadas de LED, entendo que seja vital um plano de iluminação pública para a cidade”, contou Anselmo, em entrevista coletiva. “A Prefeitura possui vários recursos para aplicar, os fomentos para a área estão prontos, resta apenas o Plano Diretor, a cartilha que informará a sociedade sobre o que ela precisa saber”, completou.

O decano da Casa defende que a mudança das lâmpadas antigas para novas de LED geraria uma economia substancial para o município. Segundo ele, a nova iluminação é 30% mais econômica em relação à que será substituída, além de ter uma vida média três vezes maior.

De acordo com o parlamentar, a parte da iluminação pública é apenas uma das 15 leis complementares que precisam de aprovação para aplicação do Plano Diretor, já aprovado. Além da pauta, ele também destacou a importância de um projeto para a coleta de resíduos sólidos para Goiânia. Principalmente em relação a mudanças no planejamento do aterro sanitário da capital.

Segurança noturna

Durante a fala de Anselmo Pereira no plenário da Câmara, o vereador Cabo Senna (Patriota) lembrou o líder do prefeito sobre uma iniciativa sua sobre o tema. Segundo o parlamentar, a Política Municipal de Segurança Noturna (Lei 10095/2017) também busca melhorar a questão da iluminação pública na cidade.

“Durante o meu trabalho na Polícia Militar, em diversas ocorrências identificamos falhas na iluminação pública”, contou Senna, em entrevista para o Jornal Opção. “A ideia é adaptar a iluminação em locais problemáticos. Por exemplo, uma árvore que tampa uma lâmpada. Com essas alterações, aumentamos a segurança e reduzimos os gastos públicos, já que trocamos as lâmpadas velhas por novas mais modernas”, acrescentou.

Sobre a questão, os dois vereadores concordaram que o projeto de Senna é pontual na parte da segurança pública, mas que é necessário mais tratativas para o Plano Diretor. Anselmo, que votou a favor do projeto em 2017, ainda destacou que levará em conta a lei para a proposta da iluminação pública da capital.