O vereador Pedro Aureliano (Cidadania-PB) admitiu bater em mulher em uma discussão com o colega Wallace Militão (pP-PB) durante sessão da Câmara Municipal de Piancó, no interior da Paraíba, na quinta-feira, 7. Ele afirmou também que iria agredir o adversário político.

Na troca de farpas, Militão afirmou: “Todo mundo conhece seu caráter. Bateu em mulher”. O vereador do pP se referia ao caso ocorrido nos anos 90, quando Aureliano foi acusado pela jornalista Nena Martins de xingá-la e agredi-la em frente a um hotel da cidade. Hoje, ela é titular da Secretaria da Mulher de João Pessoa. Aureliano retrucou e ameaçou “Eu bato e bato em você também”, disse. Veja o vídeo:

A sessão da Câmara discutia a possibilidade de realização de uma moção de aplausos a um ex-diretor do Hospital Regional de Piancó. Aureliano era contra a proposta e alegava que o profissional não ia com frequência ao município. Militão é autor do pedido de homenagem. Depois da discussão, a reunião foi suspensa.

Em entrevista ao jornal O Globo, após repercussão do caso, o vereador do Cidadania minimizou o episódio, mas reconheceu que deu um “empurrão” na mulher. “Eu tive um problema há 30 anos, uma discussão com uma jornalista, em quem eu não bati, apenas agredi verbalmente. Não houve agressão nenhuma. Ele (Militão) veio com as provocações e eu respondi: ‘bato e bato em você’. Me alterei e disse isso”, afirmou. “Eu não bati em mulher nenhuma, apenas dei um empurrão numa jornalista porque ela me provocou.”

Pedro Aureliano, também conhecido como Pedro de Zé Lúcia, foi eleito com 439 votos nas eleições municipais de 2020, em Piancó, de 16 mil habitantes. Vereador pelo terceiro mandato, também havia sido escolhido para uma cadeira da Câmara em 2012 e 2016. Ele faz oposição a Militão na Casa, majoritariamente composta por parlamentares do Progressistas. Por meio de nota, a Câmara Municipal de Piancó afirmou que o episódio é “lamentável” e o Conselho de Ética vai apurar a ameaça contra Militão.