PF prende “hacker da Vaza Jato” e faz buscas na casa de Zambelli
02 agosto 2023 às 09h15
COMPARTILHAR
A Polícia Federal (PF) prendeu nesta quarta-feira, 2, Walter Delgatti Neto, conhecido como “hacker da Vaza Jato”, responsável por vazar informações sobre a Operação Lava Jato. Além de cumprir mandatos de busca e apreensão em endereço da deputada federal Carla Zambelli (PL). As ações fazem parte da Operação 3FA e foram autorizadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
O objetivo da operação é buscar mais informações sobre a inserção de alvarás de onze soltura e mandados de prisão falsos no Banco Nacional de Monitoramento de Prisões. Entre os documentos forjados estava um mandato de prisão falso contra Moraes. Fora um ofício que tinha a frase “faz o L”, slogan da campanha eleitoral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no ano passado.
Leia mais: Hacker da “Vaza Jato” é preso pela PF por descumprir medidas judiciais
A prisão do “hacker da Vaza Jato” é a terceira desde 2019, quando ele foi preso durante a Operação Spoofing. Em seguida, ele foi preso neste ano após descumprir medidas judiciais. Novamente, agora em agosto, ele voltou a descumprir as ordens após a liberdade provisória.
Além da prisão de Delgatti e da busca na residência de Zambelli, a PF realizou ao todo cinco mandados de busca e apreensão. Foram realizadas ações no Distrito Federal e em São Paulo.
Leia mais: Hacker da “Vaza-Jato” trabalhou com a Defesa no relatório sobre as eleições