Novo sistema do FGTS começa fase de testes neste sábado
19 agosto 2023 às 09h31
COMPARTILHAR
Começa neste sábado a fase de testes do sistema FGTS Digital. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, a mudança está prevista para janeiro de 2024 e vai representar um avanço. Entre os principais benefícios citados pelo governo federal estão a eliminação de burocracias e custos adicionais, a diminuição de custos e a digitalização dos serviços, com agilidade e automatização dos procedimentos.
Para se ter uma ideia, pelo atual sistema, o empregador gasta cerca de 34 horas/mês para o preenchimento. A expectativa é reduzir para 25 horas com o uso do novo sistema, que vai utilizar dados do eSocial.
O processo de capacitação das empresas para o novo processo de envio já começou e vai até o final do ano. A fase de testes estará disponível para empresas do Grupo I do eSocial, com faturamento até R$ 78 milhões, totalizando cerca de 20 milhões de empresas. Para as demais empresas, a capacitação só estará disponível a partir do dia 16 de setembro.
Pelo novo sistema, estarão disponíveis emissão de guias, consulta de extratos de pagamentos realizados, individualização dos extratos de pagamento, verificação de débitos em aberto, pagamento da multa indenizatória a partir das remunerações devidas de todo o período trabalhado.
O Ministério deu prazo até 10 de novembro para que as empresas finalizem os testes. Elas ainda terão até o final do ano para realizar a análise da correção dos dados que irão informar no novo sistema.