Com o objetivo de protestar contra o presidente da República, Jair Bolsonaro, nesta quinta-feira, 11, acontece uma mobilização democrática em todo o Brasil. Durante o movimento, uma carta em defesa da democracia será lida na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), às 11h, na capital paulista. No mesmo dia e local que há 45 anos foi lida a “Carta aos Brasileiros”, um documento histórico contra a ditadura militar.

A “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito” foi assinada por mais de 900 mil pessoas e 100 entidades. O documento foi idealizado por ex-alunos de direito da USP e contou com assinaturas de autoridades públicas, empresários, artistas, atletas, juristas e ex-presidentes. O manifesto também sofreu várias tentativas de fraude, incluindo ataques de hackers.

Uma das motivações para o movimento foi a polêmica reunião organizada por Bolsonaro com embaixadores, no qual ele expôs ataques ao sistema eleitoral brasileiro e as urnas eletrônicas. Sobre o protesto, o presidente afirmou que não irá assinar a carta e resumiu toda a movimentação em “cartinhas”.