Governo nomeia general Amaro no comando do GSI
04 maio 2023 às 07h17
COMPARTILHAR
O general da reserva do exército Marcos Antônio Amaro dos Santos teve o nome publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 4, como novo ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Amaro já era a principal aposta para o cargo desde que Gonçalves Dias deixou o cargo, em 19 de abril, e agora é oficializado.
A nomeação foi definida pelo presidente Lula em uma reunião na manhã de quarta-feira, 3. A posse deve acontecer na manhã desta quinta-, no Palácio do Planalto.
Ricardo Cappelli, que assumiu o órgão interinamente antes da anoemação de amaro, agora retorna para o cargo de secretário-executivo do Ministério da Justiça. Nesse período, Cappelli chefiou uma “desbolsonarização” na pasta, com a exoneração de 29 servidores do GSI.
Durante a noite, Cappelli agradeceu a confiança depositada pelo presidente Lula. “Missão cumprida. Agradeço mais uma vez ao presidente @lula e ao ministro @FlavioDino pela confiança. Retorno ao meu posto no @JusticaGovBR . Obrigado pelas milhares de mensagens de apoio. Sempre pronto para servir ao Brasil”, escreveu.