O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, anunciou nesta terça-feira, 24, a realização de concurso público para perito médico federal que deve oferecer 1,5 mil vagas, com foco na região Nordeste e no interior do País. O anúncio foi feito durante a reunião da Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal.

Ao anunciar a novidade, o ministro garantiu que a ideia é priorizar as áreas mais necessitadas. “Vamos propor que o aprovado trabalhe por, pelo menos, 10 anos no local onde foi lotado”, antecipou Carlos Lupi.

Na ocasião, o ministro também anunciou a elaboração de estudos para o uso da telemedicina na realização de perícias. Outras políticas para reduzir a fila do INSS, como mutirões e concessão de benefícios por meio de análise documental, também foram apresentadas aos parlamentares.

Já com relação à possibilidade de se fazer perícia médica por meio da telemedicina, o ministro destacou que esse é um “instrumento de modernização que pode ser aplicado em até 70% dos casos”. “Estamos trabalhando firmemente para que a Previdência chegue até o cidadão, principalmente os mais carentes”, informou.

Governo quer diminuir fila do INSS

Segundo Lupi, em janeiro deste ano, 40% dos cidadãos esperavam até 45 dias para a realização da perícia média. Atualmente esse percentual é de 60%. E a intenção do ministro é fechar 2023 com um prazo máximo de 45 dias de espera.

Entre junho e outubro foram realizadas dezenas de mutirões de perícia médica por todo o Brasil, de acordo com o Ministério da Previdência Social. Participaram da ação mais de 600 peritos médicos federais e foram feitas mais de 17 mil perícias.

Em 2024, a expectativa do governo federal é que a Previdência Social viva uma nova fase. “A humanização dos serviços e o atendimento presencial à população são fundamentais”, reforçou o ministro. Segundo ele, atualmente, cerca de 40% dos servidores estão em trabalho remoto, mas o intuito é que todos retornem ao trabalho presencial nas agências para melhor atender os segurados.

Leia também

Governo Federal anuncia unificação de Concurso Público

Concurso para Educação em Aparecida deve ser lançado ainda em 2023