Ex-piloto de Fórmula 1, Nelson Piquet, que recentemente fez comentários racistas sobre o campeão Lewis Hamilton, compartilhou em suas redes sociais o vídeo que provocou a prisão de Ivan Rejane Fonte Boa Pinto. Nele, o extremista bolsonarista, que se identifica nas redes como “Terapeuta Papo Reto”, faz ameaças de morte ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), à presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), ao deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ) e a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

O ministro Alexandre de Moraes determinou nesta terça-feira, 26, após pedido da Polícia Federal (PF), a prorrogação da prisão temporária do bolsonarista Ivan Rejane. Ele já havia tido a liberdade negada após audiência de custódia no sábado, 23.

Prisão temporária

Com a decisão de Moraes, a prisão de Ivan Pinto foi prorrogada por mais 5 dias e, após este período, o ministro deve pedir a prisão temporária – isto é, sem prazo definido. Em seu despacho, o ministro do STF argumentou que o bolsonarista deve continuar preso para que “a autoridade policial avance na análise do material apreendido e na elucidação das infrações penais atribuídas à associação criminosa em toda a sua extensão”.

O objetivo é também impedir que Ivan Pinto mantenha contato com outras pessoas que, supostamente, podem compor uma organização criminosa para atentar contra políticos e instituições.