O empresário Luiz Carlos Bassetto Junior divulgou neste domingo, 12, um vídeo de desculpas dirigido ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, após proferir insultos contra o advogado em janeiro de 2023, no aeroporto de Brasília. No vídeo, incluído como parte do processo legal, o bolsonarista expressa arrependimento pelas ações, além de reconhecer o profissionalismo de Zanin.

Durante a gravação, Bassetto afirma que se arrepende das ofensas proferidas contra Zanin, ressaltando que o advogado não merece as palavras utilizadas na ocasião. O empresário também se refere ao ministro como um “excelente advogado” e destaca sua competência ao ocupar o cargo de ministro. Por fim, ele pediu desculpas para toda à advocacia.

“Essa retratação é de forma cabal, plena inequívoca e consciente. Declaro publicamente que o advogado e atual ministro (do STF) Cristiano Zanin não faz jus às palavras ditas por mim naquele dia”, disse Bassetto, em vídeo divulgado pelas redes sociais. “Ele (Zanin) não é o pior advogado que possa existir, pelo contrário, é um excelente advogado e hoje exerce o cargo de ministro em razão da sua competência”, acrescenta.

Além disso, o empresário também afirmou que estava sob efeito do medicamento Dramin, utilizado para prevenir sintomas de enjoo. Durante uma audiência virtual com a Justiça, ele afirmou que não entendia o motivo do seu comportamento, além de reiterar o pedido de desculpas.

A situação ocorrida no aeroporto resultou em uma ação movida por Zanin e pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) devido aos ataques dirigidos ao ministro. O processo, que corre no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), acusa o empresário dos crimes de calúnia, injúria e difamação, solicitando uma multa de R$ 150 mil.

Leia mais:

Setor produtivo critica suspensão de desoneração de Zanin

Zanin libera concurso sem limite de vagas para mulheres