Tocantins: pesquisa mostra Kátia Abreu na frente de Professora Dorinha para o Senado: 24% a 19%
16 junho 2022 às 17h58
COMPARTILHAR
A surpresa é ex-senador Ataídes Oliveira, que aparece com 10%. O mais rejeitado é o ex-governador Mauro Carlesse
Pesquisa do Instituto Vope, encomendada pelo jornal “Primeira Página”, mostra a senadora Katia Abreu, do Progressistas, em primeiro lugar — com 24% das intenções de voto. A segunda colocada é a deputada federal Professora Dorinha Seabra Rezende, do União Brasil, com 19%. O ex-senador Ataídes Oliveira, do Pros, é o terceiro colocado, com 10%. O ex-governador Marcelo Miranda, do MDB, aparece com 6% (ele desistiu da disputa para o Senado e será candidato a deputado estadual; sua mulher, a deputada federal Dulce Miranda, é pré-candidata à reeleição).
Vanderlei Luxemburgo (PSB), que dirigiu a Seleção Brasileira de futebol, tem 5%. O ex-governador Mauro Carlesse, do Agir, aparece com 3%. É o último colocado.
17% se disseram indecisos. Brancos e nulos representam 14%. 2% não responderam.
Ataídes, Luxemburgo e Dorinha são os menos rejeitados
O campeão em rejeição é Mauro Carlesse — com 25%. Kátia Abreu é a segunda colocada, com 14%. Marcelo Miranda é rejeitado por 13%
Os menos rejeitados são Professora Dorinha (10%), Vanderlei Luxemburgo (7%) e Ataídes Oliveira (6%).
10% informaram que não rejeitam nenhum dos pré-candidatos. Brancos e nulos representam 12%. E 3% não responderam.
Pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 15 de junho
A pesquisa do Instituto Vope/Primeira Página foi feita entre os dias 11 e 15 de junho.
Com entrevistas presenciais, foram ouvidos 1500 eleitores nas 40 maiores cidades das regiões Norte, Central, Sudeste e Sul do Tocantins.
A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.
A pesquisa foi registada na Justiça Eleitoral sob o número 00571/2022.
Análise
Equilíbrio entre Kátia Abreu e Professora Dorinha
A pesquisa Vope mostra que há equilíbrio entre Kátia Abreu e Professora Dorinha. A rigor, estão quase empatadas. O que fará diferença será a campanha.
Vale sublinhar que a rejeição de Kátia Abreu é pouco superior à de Professora Dorinha.
Kátia Abreu apoia a reeleição do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e Professora Dorinha seguirá com Ronaldo Dimas (PL).
Uma surpresa é o ex-senador Ataídes Oliveira, que aparece bem-posicionado — com 10%. Seu discurso radical contra a corrupção tende a ser atraente ao eleitorado, assim o fato de ser um self-made man, ou seja, um indivíduo que, tendo origem modesta, se tornou um dos empresários mais ricos do Tocantins e sem roubar o Erário.
Vanderlei Luxemburgo, talvez por ser considerado “estrangeiro” à política do Tocantins, tem uma rejeição (7%) maior que a aprovação (5%).
Os eleitores estão dizendo, aparentemente, que a carreira política de Mauro Carlesse está encerrada no Tocantins. Ao menos para cargos majoritários.
Confira a pesquisa para governador do Tocantins
Tocantins: pesquisa mostra Ronaldo Dimas com 27% e Wanderlei Barbosa com 22%