Suplente de Mauro Carlesse deve ser o próprio sobrinho

Claudinei Quaresemin é uma espécie de governador informal do Tocantins. Todos no Estado sabem que, negociando com ele, estão negociando com Mauro Carlesse

Mauro Carlesse: possível candidato a senador | Foto: Esequias Araújo

O governador do Tocantins, Mauro Carlesse, do PSL, tem dito que não disputará mandato em 2022. Mas ninguém acredita nisto — nem ele mesmo. Tanto que, quando saiu o levantamento do instituto Paraná Pesquisas, mostrando-o em último lugar para senador, o gestor estadual teria ficado “irritado”. Se não fosse candidato, certamente não teria ficado “nervoso”. Rapidamente, aliados, por certo orientados pela turma palaciana, começaram a desmerecer a pesquisa — que só tem um defeito: é verdadeira. Aos poucos, o realismo voltou e a turma carlessiana acabou por perceber que, embora em quarto lugar, seus números não eram, a rigor, ruins.

Claudinei Aparecido Quaresmin: o faz-tudo no governo do Tocantins | Foto: Divulgação

Qual é a verdade quanto se trata das palavras de Carlesse? Não se sabe. Porque ele é meio misterioso. Mas aliados admitem que, sim, vai disputar mandato de senador em 2022. Há duas conversas. Se a senadora Kátia Abreu for para o Tribunal de Contas da União (o ex-deputado federal e ex-ministro Alexandre Baldy disse que o PP trabalha por sua escolha), aí, então, Carlesse deve ser candidato a senador. Porém, se ela disputar a reeleição, a tendência é que o governador faça opção pela Câmara dos Deputados. Dados possíveis processos judiciais, Carlesse não pode correr o risco de ficar sem mandato. A imunidade é crucial para afastá-lo de uma possível prisão. Frise-se que possível não é o mesmo que prisão certa. Trata-se de uma possibilidade — talvez remota. Mas nunca improvável (o ex-governador Marcelo Miranda, por exemplo, chegou a ser preso).

Uma coisa é praticamente certa: se disputar uma vaga no Senado, Carlesse terá como primeiro suplente o seu sobrinho, Claudinei Aparecido Quaresemin, a verdadeira eminência parda do governo do Tocantins. Há quem o chame de “Carlessinho”.

Claudinei Aparecido Quaresemin é uma espécie de governador informal do Tocantins. Todos no Estado sabem que, negociando com ele, estão negociando com Mauro Carlesse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.