“Se apoiar Marconi, PDT de Goiás pode sofrer intervenção nacional”, diz pedetista
12 junho 2026 às 18h11

COMPARTILHAR
De acordo com duas fontes do PDT, articula-se, no momento, uma operação para aproximar o partido do pré-candidato a governador de Goiás pelo PSDB, Marconi Perillo.

O PDT planeja lançar Mundim para senador em aliança com o pré-candidato do PT a governador, Luis Cesar Bueno. Porém, a cúpula atual do partido teria “rasteirado” Mundim para bancar um servidor comissionado da Câmara Municipal de Goiânia para senador na chapa de Marconi Perillo.
“O projeto é compor com Marconi Perillo e tomar a vaga de Iure Castro, o político apresentado pelo Cidadania para o Senado na chapa do tucano”, afirma um pedetista.

Um segundo pedetista diz que “a orientação nacional do presidente do PDT, Carlos Lupi, é para fechar aliança com o PT nos Estados. No Rio Grande do Sul, com muito custo, o presidente Lula da Silva retirou a candidatura do PT para apoiar a candidata do PDT, Juliana Brizola. Por isso, para garantir reciprocidade, o PDT deverá apoiar o candidato do PT a governador em Goiás, e não o candidato do PSDB”.
“No campo da esquerda se tem regras e é preciso cumpri-las. Nós, do PDT, somos aliados do PT”, afirma um pedetista que mantém ligação com Carlos Lupi. “Acredito até que o PDT de Goiás poderá sofrer, em breve, intervenção da direção nacional.”

O pedebista mais jovem sugere a Carlos Lupi: “Venha a Goiás e examine a chapa de pré-candidatos do PDT a deputado federal. É uma chapa fantasma, não para em pé. É só para enganar os membros da direção nacional do partido. Verifique por si”. (E.F.B.)



