O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) finalizou a análise das representações feitas contra os deputados estaduais Amauri Ribeiro (PL) e Bia de Lima (PT) e vai apresentar, nesta quarta-feira, 10, os relatórios para votação.

Conforme apurado com exclusividade pelo Jornal Opção, os documentos vão propor a suspensão de Amauri pelo prazo de 30 dias e de Bia pelo período de 10 dias.

As representações cruzadas entre Bia e Amauri estão sob relatoria dos deputados Rosângela Rezende (Agir) e Dr. George Morais (MDB), respectivamente. 

Os deputados protagonizaram duros embates no Plenário da Alego, com trocas de ofensas e acusações. Na ocasião, Amauri foi acusado por entidades e outros parlamentares de cometer misoginia e violência política contra Bia.

Em sua representação contra o colega parlamentar, Bia alegou que o “comportamento do deputado [Amauri Ribeiro] não apenas reiterou as condutas incompatíveis com o decoro parlamentar, como também extrapolou os limites do embate político e da divergência ideológica, assumindo contornos de violência simbólica, verbal e potencialmente física contra uma parlamentar mulher no exercício pleno do mandato.”

Já Amauri, ao representar contra a colega, argumentou “quebra de decoro parlamentar pelos tons de ameaça” e ainda disse que ela “fez apologia à pedofilia”. (T.P.)