Saiba quem é o goiano que supera Eymael e de d’Ávila e está colado em Bivar pra presidente
02 junho 2022 às 08h18
COMPARTILHAR
Pablo Marçal, coach de Goiás, aparece à frente de personalidades conhecidas. Lula da Silva supera Bolsonaro e ganha no segundo no turno
O coach Pablo Marçal se lançou pré-candidato a presidente pelo Pros há poucos dias e quase não teve destaque na mídia nacional. Mesmo assim, já aparece na frente da socióloga Vera Lúcia, do PSTU, do cientista político Luiz Felipe d’Ávila, do Novo, e do ex-deputado José Maria Eymael, do DC.
Pablo Marçal tem 0,8% e está colado em Luciano Bivar, do União Brasil (o maior partido brasileiro), que tem 0,9%. Quer dizer, os dois estão empatados. Vera tem 0,6%. D’Ávila em 0,3% e Eymael aparece com 0,1%.
Quer dizer, para um postulante recém-lançado, desconhecido (como político) na maioria das cidades do país — embora seja forte nas redes sociais —, Pablo Marçal está bem situado. Ele tem 1,8 milhão de seguidores no Instagram, 1,1 milhão de seguidores no YouTube e milhares no Facebook e Telegram.
O levantamento é do Instituto Paraná Pesquisas e foi divulgado na quarta-feira, 1º de junho.
A pesquisa mostra Lula da Silva, do PT, com 41,4% e o presidente Jair Bolsonaro com 35,3%. Antes o petista tinha 40% e o postulante do PL aparecia com 35,2%. A rigor, não mudou nada, o que mostra um quadro estável.
Ciro Gomes, do PDT, tem 7,7%. A senadora Simone Tebet, do MDB, é a quarta colocada, com 1,4%. O quinto é André Janones, do Avante, com 1,3%.
No segundo turno, Lula da Silva venceria Bolsonaro por 47,3% a 39,2%.
O Paraná Pesquisa entrevistou 2.020 eleitores, presencialmente. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-04618/2022, a pesquisa foi feita entre 26 e 20 de maio de 2022.