Quem seria capaz de derrotar Humberto Machado em Jataí?

08 outubro 2023 às 00h05


COMPARTILHAR
Apesar de ser tão bem avaliado quando gostaria, o prefeito Humberto Machado (MDB) deve disputar seu sexto mandato com a missão de empolgar o eleitorado a mantê-lo no poder. Enquanto a oposição aposta no desgaste, ele deve vir com um time de peso o apoiando: o governador Ronaldo Caiado (UB) e o vice-governador Daniel Vilela (MDB), cuja família é da cidade.
Em Jataí, há quem diga que Humberto “até pode ser eleito, mas não mais com meu voto”, o que revela um possível desejo de renovação do eleitorado local. Mesmo assim, o sentimento em Jataí é de que não será fácil ganhar uma eleição do prefeito. Mas caso isso seja possível, quem seria capaz de derrota-lo?
Hoje dois nomes têm aparecido fortemente como possíveis candidatos: Flaviane Scopel (Republicanos) – ela chegou em segundo lugar na última eleição municipal – e Luciano Lima (PP). Ambos são advogados e políticos respeitados na região. Na comparação com Humberto Machado, representariam a renovação.
Além disso, soma-se o fato de que podem ser também os representantes escolhidos pelo agronegócio local, que planejava lançar o produtor rural Vitor Gaiardo (PL). No entanto, ele estaria dizendo aos quatro ventos que não tem interesse na disputa. Já teria deixado, inclusive, muito claro aos amigos próximos que não pretende se candidatar.
No rol de possíveis candidatos oposicionistas aparece até o nome do vice-prefeito Geneilton (MDB). Apesar de ser do mesmo partido do prefeito, ele estaria insatisfeito com seu grupo político, principalmente após ter tido sua candidatura a deputado estadual preterida pelos correligionários.
Pelo PT, a deputada estadual Bia de Lima também chegou a ser cogitada para a disputa. Mas ela nega essa possibilidade. Apesar da força bolsonarista em Jataí, a segunda maior votação que a parlamentar teve quando se elegeu foi na sua cidade natal, atrás apenas de Goiânia. Mesmo sem ser candidata, ela promete se envolver na disputa, apoiando um nome que ainda será definido.
Já pensando nas eleições do ano que vem e em meio a essa indefinição local de quem seria o grande nome contra Humberto Machado, a federação PSDB-Cidadania já busca em seus quadros nomes competitivos para o pleito, capazes de atender às expectativas dos jataienses. Entre os tucanos, a escolha pode ficar entre Eduardo Jailton e Gênio Eurípedes. No entanto, o vereador pelo Cidadania, Carlinhos Canzi, também é cogitado para ser o pré-candidato.
A grande aposta tucana seria no quesito novidade. Dessa forma, assim como Flaviane e Luciano, Eduardo é um advogado jataiense conceituado que já ocupou cargos públicos no município. Foi o responsável pela criação da Guarda Civil local e trabalhou fortemente com o mote “segurança pública”, que costuma agradar o eleitorado.
Já a outra possibilidade do PSDB seria o advogado e pedagogo Gênio Eurípedes. Membro da Academia Jataiense de Letras, tem um currículo invejável: foi vereador, presidente da Câmara, secretário municipal de educação e vice-prefeito. Levou para a cidade os cursos de Agronomia e Zootecnia. No entanto, sua idade, 69 anos, poderia não passar ao eleitor a ideia de “renovação” e “novidade” que a federação PSDB-Cidadania tanto quer.
Por fim, mas não menos importante, o vereador Carlinhos Canzi, de 32 anos, é visto como um jovem promissor político. Reconhecido na cidade por sua abordagem progressista e inovadora, pode trazer novas ideias de soluções para os problemas enfrentados pela população. Primeiro parlamentar assumidamente homossexual eleito no município, recentemente cobrou respeito da Câmara na ocasião em que seu marido foi “esquecido” em um evento em que todas as esposas de vereadores foram lembradas. (ELJ)