PMDB vai se reunir nesta terça para avaliar situação de Cunha
12 outubro 2015 às 12h53
COMPARTILHAR
Partido do presidente da Câmara convocou encontro com a bancada. Expectativa é que seja definido posicionamento com relação às recentes denúncias
Após as recentes denúncias, a bancada do PMDB na Câmara Federal decidiu se reunir para discutir o futuro do presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (RJ). Na manhã desta terça-feira (13/10), em Brasília, os parlamentares devem avaliar os possíveis cenários para o correligionário.
Embora tido como respeitoso e defensor dos direitos dos deputados (em especial da bancada peemedebista), Cunha se encontra em uma situação delicada, ante denúncias de ter recebido dinheiro do esquema de corrupção na Petrobras.
Como o próprio já tem anunciado à imprensa, Cunha não deve renunciar. Assim, sobraria ao PMDB apoiar, ou não, pedidos (que inclusive já foram protocolados) de afastamento. Ainda é cedo para conjecturar, pois os documentos das contas da Suíça ainda não chegaram à Câmara, mas o próprio líder da bancada, Leonardo Picciani (RJ), não estaria vendo com maus olhos a opção.
De fato, Cunha e Picciani têm travado disputas internas ferrenhas, uma vez que o último tem se alinhado ao governo Dilma (PT). A saída de Cunha só fortaleceria Picciani, dentro e fora do PMDB.
Resta saber como o blocão independente — liderado pelo goiano Jovair Arantes (PTB) — se posicionará nos próximos dias.