PMDB aposta que, se eleger apenas um deputado, Iris Araújo irá para Brasília

Há uma aposta de que José Nelto pode ficar fora da Câmara dos Deputados. Ele acredita que terá mais votos do que a prefeita ad hoc de Goiânia

Dona Iris e José Nelto | Fotos: Reprodução/ Alego

O deputado estadual José Nelto “conseguiu” o que parecia impossível: desagrada tanto o irismo quanto o vilelismo.

Por circular com o senador Ronaldo Caiado — que gravou um vídeo tachando-o de “desqualificado” —, José Nelto perdeu sinergia com o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Maguito Vilela e com o seu filho, o deputado federal Daniel Vilela, presidente do PMDB e pré-candidato do partido a governador de Goiás.

A briga com o irismo e o irisaraujismo tem a ver com a candidatura de Iris Araújo a deputada federal. Segundo o irisaraujismo, Zé Nelto não queria que Iris Araújo fosse candidata, pois isto o prejudica tanto em Goiânia quanto em Aparecida de Goiânia. As estocadas entre os dois são frequentes. Há quem acredite, tanto no irismo quanto no vilelismo, que, se o PMDB eleger apenas um deputado federal, Iris Araújo, dada sua maior estrutura, sobretudo em Goiânia, irá para Brasília, e Zé Nelto ficará em Goiânia, sem cargo eletivo.

Ao contrário dos pessimistas, Zé Nelto pensa exatamente o oposto. Primeiro, ele avalia que o PMDB elege pelo menos dois deputados federais, como em 2014: ele, Zé Nelto, e Iris Araújo. Segundo, no caso de eleger apenas um deputado, o parlamentar acredita que, devido ao seu amplo trabalho no interior, será ele o escolhido.

Políticos independentes do PMDB, que não seguem nem Zé Nelto nem Iris Araújo, apontam que as chances da mulher de Iris Rezende são muito maiores do que as do parlamentar. “Goiânia será decisiva para Iris Araújo. Portanto, se for bem na capital, será eleita. Se não for, perderá, e aí as chances de Zé Nelto aumentam, porque seus votos contribuiriam para bancá-lo.”

Uma coisa é certa: para deputado federal, o principal “rival” mora ao lado — não é, necessariamente, o adversário. José Nelto pode ser decisivo para eleger Iris Araújo e esta pode ser decisiva para eleger aquele. Mas um deles, embora precise dos votos do outro, pode derrotar o aliado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.