Os três vices que podem beneficiar a candidatura de José Eliton

Hildo do Candango, Francisco Jr. e Heuler Cruvinel | Fotos: Agência Brasília, Jornal Opção e reprodução

Há a possibilidade de um vice surpresa para o candidato do PSDB a governador, José Eliton? Há. Sobretudo porque, além da vice, a discussão sobre uma vaga para candidato a senador ainda não está concluída. Um dos postulantes a senador pode acabar aceitando a vice? É possível, mas a definição dos candidatos a senador não sai agora. E, enquanto não sair, não se define o nome do vice.

No momento, há três postulantes a vice — há mais (por exemplo Célio Silveira), porém eles são os mais citados. São Hildo do Candango (PTB), prefeito de Águas Lindas (uma das maiores cidades do Entorno de Brasília), Francisco Júnior (PSD), deputado estadual, e Heuler Cruvinel (PSD), deputado federal.

Hildo do Candango representa uma das regiões — o Entorno de Brasília — com maior número de eleitores e, sobretudo, onde a base política dirigida pelo governador Marconi Perillo sempre teve mais votos. Ao valorizá-la, com a indicação de um vice, a base governista poderia ampliar seus votos nos seus municípios, como Luziânia, Formosa, Valparaíso, Novo Gama e Águas Lindas.

Francisco Júnior (Thiago Peixoto, também do PSD, é cotado para vice) foi candidato a prefeito de Goiânia e, mesmo com escassa estrutura, cresceu no momentos finais da campanha e seu discurso moderno agradou o eleitorado da cidade. É ligado à Igreja Católica e tem forte presença nos setores organizados da capital. Goiânia tem sido controlada pelo emedebismo nos últimos anos, o que fortalece tanto o pré-candidato a governador pelo MDB, deputado Daniel Vilela, quanto o pré-candidato pelo DEM, senador Ronaldo Caiado (ligado ao prefeito Iris Rezende).

Heuler Cruvinel é de Rio Verde, o município mais rico e com mais eleitores do Sudoeste de Goiás. Na região, Ronaldo Caiado (o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, é do PMDB, mas o apoia) e Daniel Vilela (forte em Jataí) estão consolidados. Uma candidatura de Heuler Cruvinel pode desequilibrar o jogo e favorecer José Eliton.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.