Melhor prefeito da história de Goiânia, Nion Albernaz é uma presença iluminista no Cerrado

O político e gestor é responsável pela capital ter um aspecto mais bonito e civilizado

Professor Nion Albernaz é presidente de honra do PSDB | Foto: Henrique de Paula

Goiânia não é uma pessoa, mas parece. Se pudesse, diria, agradecida, ao Professor Nion Albernaz, talvez o melhor prefeito da história da cidade: “Obrigado”.

Não se pode dizer que Nion Albernaz inventou a roda, mas pode, na verdade, tê-la reinventado, no sentido de que formulou ou reformulou duas coisas sobre a capital de Goiás.

Primeiro, depois de suas gestões, Goiânia se tornou uma cidade mais arborizada e, também, com vários canteiros de flores (no início, as pessoas arrancavam mudas, não entendiam direito que as flores eram, além do embelezamento em si e do fator ambiental, uma forma de suavizar a dureza do concreto das ruas). Não à toa a imprensa do país passou arrolá-la como uma das mais bonitas do país.

Segundo, por entender a importância do planejamento e as filigranas do município que administrava, Nion Albernaz investiu pesado na melhoria dos serviços da prefeitura. O prefeito sabe, como poucos, o que é preciso para requalificar uma cidade.

Por fim, é preciso falar a respeito do intelectual. O Professor, com P maiúsculo, é um grande leitor. Mas não um leitor para ostentação. Sim, ele também pode ser incluído entre aqueles que leem por prazer. Mas Nion Albernaz se interessa, acima de tudo, em entender o mundo, o país, o Estado e a cidade em que vive. Ele pode discorrer, durante longo tempo, sobre a Revolução Francesa e, até, sobre física quântica. Sem cansar o leitor, dada sua paixão pelos temas abordados.

Recentemente, Nion Albernaz esteve internado. Mas, aos 87 anos, o que se pode dizer do Professor é: viva muito mais e sempre bem para contribuir na iluminação do destino dos goianienses e dos goianos. Ele próprio é uma presença iluminista na política de Goiás — um político, diria o sociólogo alemão Max Weber, por vocação.

Depois de biografar o professor Venerando de Freitas Borges, primeiro prefeito de Goiânia, o jornalista e escritor Iúri Rincón Godinho deveria começar a pensar na biografia de Nion Albernaz, um político que merece ser chamado, de fato e de direito, de moderno e lúcido. (Euler de França Belém)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Claudia

Ele foi um exelente prefeito , mas ser o melhor da história aí de mais . Esquecerem de Iris Resende que sem dúvida é o melhor até hoje .

Marcus Vinicius

Sem sombra de dúvidas,o melhor Prefeito de Goiânia.
O criador da Marginal Bota fogo, que hoje é uma das grandes vias de nossa Capital. Cruza a Cidade de uma ponta a outra,sem precisar passar pelo Centrão.

Socorro

Esse realmente foi um prefeito de se tirar o chapéu.

Washington Cardoso dos Passos

Sem dúvida o melhor prefeito que Goiânia já teve!

carmen silvia jungmann pinto

Seu comentário foi magnifico Euler. Só quem trabalhou e pode conviver com o Professor com “P” sabe o que aprendeu.. Ele nos ensinou sobre política, sobre cidadania, sobre abnegação ao pode e acima de tudo ao bom debate. Vale ressaltar que com uma elegância e categoria de fazer inveja a muitos,

carmen silvia jungmann pinto

Seu comentário foi magnifico Euler. Só quem trabalhou e pode conviver com o Professor com “P” sabe o que aprendeu.. Ele nos ensinou sobre política, sobre cidadania, sobre abnegação ao pode e acima de tudo ao bom debate. Vale ressaltar que com uma elegância e categoria de fazer inveja a muitos,

Priscilia Guilliane

Melhor prefeito da história de Goiânia!!

Nágela Gaia

Que texto magnífico! Digno do Professor Nion Albernaz, sim, o melhor prefeito que Goiânia teve.

SONIA

Claudia será que você não está vendo as ruas de Goiânia hoje? Cheias de lixo?