COMPARTILHAR

Políticos dizem que o senador Ronaldo Caiado não parece o político de outrora. Está mais reflexivo, menos tolerante e menos agressivo. Um marqueteiro e um linguista, a pedido do Jornal Opção, examinaram suas falas em entrevistas e concluíram que se trata de alguém que quer agradar e compor. O marqueteiro acrescenta: “Ele virou um personagem, como Lula da Silva em 2002, sob orientação de Duda Mendonça. Resta saber se na campanha, ante uma crítica mais dura, o personagem não perderá o papel para o Caiado real”.

Nos debates, se ocorrer conflitos, como vai reagir? Se explodir, o personagem desmonta em questão de minutos.

O linguista, ao examinar o discurso recente de Caiado, frisa que ele mantém o tom crítico, mas fala menos e de maneira mais cadenciada, o que significa que está pensando no que está dizendo. “Percebe-se que está tentando agradar alguém, talvez possíveis aliados, como o deputado federal Daniel Vilela.”

O marqueteiro sublinha que “Caiado está tentando, pela fala, passar a imagem de que se tornou um político conciliador, de alguém que aprendeu a agregar”. Está funcionando? Marqueteiro e linguista dizem que, independentemente de ser verdadeiro ou não, o senador é convincente.