O senador Jorge Kajuru (Podemos) afirmou ao Jornal Opção na segunda-feira, 12, que há uma negociação avançada em Brasília para a liberação do pagamento de piso de enfermagem, bloqueado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso. No entanto, o recuo do magistrado estaria condicionado à aprovação dos jogos de azar no Congresso Nacional.

“Está sendo negociado em Brasília, para o Barroso recuar, voltar atrás sobre o piso dos enfermeiros. Em compensação Rodrigo Pacheco [presidente do Senado, do PSD de Minas Gerais] vai fazer o quê? Vai colocar para votar o jogo de azar”, assinala o senador.

“Como um ministro do STF faz isso? O que tem o jogo de azar com o piso de enfermagem?”, indaga Kajuru. “Quando houve a decisão do Barroso, houve uma indignação geral, desde a população até as pessoas de bem do Congresso Nacional. Então Rodrigo, um caro muito sério, muito correto, foi conversar com Barroso para falar que a situação estava ruim, que estava sendo pressionado por toda a população.” Nesse momento, frisa o senador, houve a sinalização de que o ministro do Supremo recuaria e, após as eleições, o jogo de azar seria aprovado e o piso de enfermagem liberado.