Goiás vai ganhar mais duas universidades federais

Governador Marconi Perillo convenceu a presidente Dilma Rousseff que o Estado precisa de mais universidades públicas

Marconi e  Dilma | Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Marconi e Dilma | Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

A presidente Dilma Rousseff vai assinar, nesta ou na próxima semana, decreto que cria mais duas universidades federais em Goiás.

Trata-se de resultado do trabalho intenso do governador Marconi Perillo, que acabou convencendo a presidente de que um Estado como Goiás — maior do que Coreia do Sul, Cuba, Israel e Portugal juntos —, precisa de mais universidades públicas.

Vale acrescentar que Minas Gerais conta com mais de dez universidades federais.

29 respostas para “Goiás vai ganhar mais duas universidades federais”

  1. Avatar Hugo Fernando disse:

    em quais cidades?

  2. Avatar João Carvalho disse:

    Para ser mais exato, Minas Gerais tem onze universidades federais.

  3. Avatar Marco Júnior disse:

    Em Jataí. Será Universidade Federal de Jataí!.

  4. Avatar phelipealves disse:

    Agora fica mais fácil para acabar de vez com a UEG

  5. Avatar Vinícius Dos Santos Silva disse:

    Rio Verde precisa de uma UFG

    • Avatar Antônio Humberto Leão disse:

      Concordo com o Vinícius. O IFET de Rio Verde já está começando a ficar cheio. Precisamos de mais uma universidade federal.

    • Avatar JOSE MIGUEL ASSIS MELO disse:

      A UNIVERSIDADE FEDERAL NÃO É SÓ DE JATAI. É DO SUDOESTE GOIANO. SEJAM BEM VINDOS RIOVERDENSES. ESTUDEM CONOSCO NA UFESGO

      • Avatar Sergio disse:

        Jataí merece ter a sua própria universidade Federal tendo assim o município e a toda Região do sudoeste goiana uma instituição forte e independente com próprios recursos que chegara de forma direta, com isto aumentando a possibilidade de novos cursos chegarem e já nascerem com estrutura, e com isto ser um fomentador na econômica do município e região, e o melhor de tudo gerando mãos de obras qualificadas e pessoas que formam etransmitem opiniões a comunidade e região, pois esta luta já tem tempo que vem sendo travada nos bastidores, afinal o projeto da emancipação já foi elaborado e estando sendo colocado em pratica, assim vamos colher o fruto, afinal tudo começou com a expansão de cursos superiores em varias áreas, laboratórios, área documentada,(antiga Engopa), professores sendo bancados pela união, criação de mestrados e doutorados, criação de ruas e pavimentação asfáltica, e outros mais, desta forma a emancipação só vem a retribuir o enorme esforço de todos
        nos jataienses, aguardo com ansiedade que possamos finalmente colher este bendito fruto…

  6. Avatar Isabella disse:

    Quando esse projeto para a cidade de Catalão estará prevista a ficar pronta?
    E esse campo de catalão terá o curso de medicina!

  7. Avatar Joao Donizete Lima disse:

    Essa é uma demanda de mais de 20 (vinte) anos da Regional Catalão da UFG, que conta com mais de 28 cursos de Graduação, 8 cursos de mestrado e cursos de doutorado. Caso realmente essa promessa se cumpra dessa vez, o que não acredito, a Universidade em Catalão deverá se Chamar UFCER – Universidade Federal do Cerrado.

  8. Avatar Roberto Bancrofth disse:

    Se for mesmo em Jatai e Catalão, então não vão criar, vão desmembrar dois campus da UFG, ou seja, o estado continua defasado com os campus universitários federais.

  9. Avatar Gideone Rosa disse:

    Que mais esse projeto se realize.

  10. Avatar Thales Rodrigues disse:

    Bem que Anápolis poderia ganhar uma UF também.
    É muito necessário :(

  11. Avatar Carlos Henrique Xavier Endo disse:

    O Rio de Janeiro, que tem uma população maior do que a de Minas, têm apenas quatro federais. Há anos se tenta uma universidade pública na Baixada Fluminense e nada! Precisamos, além dessa na Baixada, de mais uma no Sul Fluminense, em São Gonçalo, na Região dos Lagos, na Serrana e no Noroeste Fluminense (Itaperuna). Ou seja, o RJ precisa de mais umas quatro Universidades e mais cinco Instituto federais.

    • Avatar Zulnara Pires disse:

      Onde vc viu que a população do RJ é maior que Minas Gerais? Segundo o IBGE a população de MG em 20,73 milhão (1 de jul de 2014) e do RJ 16,46 milhão. Impossivel um estado do tamanho de MG ter uma população menor que o RJ.Minas tem 11 universidades e Rio de Janeiro tem 4. Proporcionais ao tamanho do estado

      • Avatar Wanderley disse:

        Não entendi a sua visão de proporcionalidade pois baseando-se nos números que apresentou, o Rio tem uma UF para 411.500 habitantes, já Minas tem uma para 188.455.

      • Avatar Carlos Henrique Xavier Endo disse:

        Como assim, “proporcionais ao tamanho do estado”? Em MG são 1.884.550 habitantes por universidade federal, enquanto no RJ são 4.115.000 habitantes por universidade! Que proporção é essa? Além do mais, para que mineiro precisa de universidade? Para fazer pão de queijo com tecnologia de ponta? Para matar galinha com alta tecnologia? Para derramar merda em cima de sua população de forma mais eficiente?

  12. Avatar Otonício Morais de Souza disse:

    O que surpreende é um “social democrata” se engajar por universidade pública.

  13. Avatar Muriel Magalhães disse:

    Jataí e Catalão já tem UFG faz tempo. Seria bom contemplar o norte do estado.

  14. Avatar Valcir Barsanulfo de Aguiar disse:

    Em doze anos de governos neo liberais de Collor/Itamar/FHC, não se construiu uma Universidade Federal,;já nos governos de Llula/Dilma foram cosntruidas 19 Universidades Federais e mais 124 campus de extenção. Dá pra comparar?

  15. Avatar Hugo Fernando disse:

    A cidade de Porangatu norte goiano foi protagonista no ano de 2013 e 2014 em busca de um campus da UFG, o norte goiano é totalmente desassistido em educação superior, tivemos a promessa de uma extensão da ufg a cidade de Porangatu, a qual concorreu com outras cidades. Esperamos ansiosos por um campus da UFG ou uma universidade federal própria para o norte goiano.

  16. Avatar Carlos Oliveira disse:

    Jogada de marketing. Jataí e Catalão já possuem duas regionais fortíssimas da UFG. Só vão descentralizar e dar novos nomes ao que já existe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.