Frederico Jayme | Foto: Fernando Leite
Frederico Jayme | Foto: Fernando Leite

Poucos políticos conhecem Iris Rezende tão bem quanto Frederico Jaime. Na ditadura, enquanto o decano peemedebista, cassado, vivia na sombra, os deputados Frederico Jayme, Fernando Cunha, Henrique Santillo e Adhemar Santillo combatiam o governo dos militares e propunham a retomada da redemocratização. “Iris Rezende nunca combateu a ditadura, mas foi o principal beneficiário de sua decadência.”

Frederico Jayme sublinha que sua experiência na política de Goiás sugere que o próximo prefeito de Goiânia “será Vanderlan Cardoso. Ouço as pessoas dizendo que, para renovar a política da capital, ‘vão’ votar no candidato do PSB. A derrota de Iris Rezende significa a renovação da política de Goiás”.

Uma derrota de Iris Rezende, frisa Frederico Jayme, “resultará no fim da política do ódio. Como é rancoroso, ele é perseguidor. Pode-se dizer que a vitória de Vanderlan vai libertar ‘todos’ — até os peemedebistas — do jugo de Iris Rezende. Não tenho o hábito de chamar as pessoas de mentirosas. O que posso dizer é que Iris falta com a verdade”.

Nas campanhas de 2004 e 2008, Iris Rezende, sustenta Frederico Jayme, “prometeu mundos e fundos. Mesmo sabendo que se tratava de algo temerário, prometeu que iria resolver o problema do transporte coletivo em seis meses. Não resolveu e, pior, não fez nenhum esforço para resolver. Ele se tornou um apóstolo da especulação imobiliária e o resultado é que todos os bairros de Goiânia estão se tornando verdadeiros paliteiros. Iris Rezende, que vive no passado como ser nostálgico que é, não tem o mínimo interesse em organizar a expansão urbana”.

Frederico Jayme destaca que o prefeito Paulo Garcia enfrenta problemas políticos e administrativos. “Sabe por quê? Porque, por lealdade, não teve condições de apontar as condições reais, com o alto endividamento e a cidade deteriorada, de como recebeu a prefeitura. Insisto: Iris Rezende não tem palavra e trai todo mundo. Ele traiu Paulo Garcia, que, ético, não quis denunciá-lo.”

Na opinião de Frederico Jayme, Iris Rezende não tem o mínimo respeito pelo eleitor. “Se respeitasse, não diria, pela enésima vez, que vai fazer a melhor administração da história de Goiânia. Ele, se fosse moderno, já teria parado de repetir velhos e encanecidos chavões. Iris Rezende não se modernizou e por isso não percebe o avanço do eleitorado. Ele é atrasado e superado. Goiânia não merece um gestor como ele.”