Eleitorado da Grande Goiânia é disputado por Kajuru, Iris Araújo e Waldir Soares

Pesquisas sugere que os três podem ser ao mais votados nas principais cidades. Em Trindade, a campeã é Flávia Morais

Kajuru, Dona Iris, Delegado Waldir e Flávia Morais | Fotos: Câmara de Goiânia e Agência Câmara

Pesquisas para deputado federal (e estadual) não são de muita utilidade. Um deputado estadual, por exemplo, pode se eleger com votos concentrados em apenas uma ou duas cidades. Mas é preciso fazer uma ressalva: quando se faz uma pesquisa na Grande Goiânia, verificando a intenção de voto para deputado federal, e se observa que alguns pré-candidatos, como Iris Araújo (PMDB), Jorge Kajuru (PRP) e Waldir Soares (PR), têm votos em todas as cidades e em quase todos os bairros, aí o quadro muda de figura. Os três citados são sempre mencionados pelos eleitores.

A maioria identifica Kajuru como postulante ao mandato de deputado federal (e não a senador) e ele é mesmo forte em Goiânia e nas cidades próximas. Detalhe: tem votos em todas as classes sociais.

O delegado Waldir Soares, que muita gente avalia que não terá a mesma votação de 2014 — e é possível que sua votação caia —, ainda assim, é muito bem avaliado. Certamente será reeleito.

A Iris Araújo de 2018 não será, possivelmente, a Iris Araújo de 2014, quando teve uma votação bisonha. Agora, com Iris Rezende na Prefeitura de Goiânia, o irismoaraujismo está montando uma estrutura-monstro para bancá-la. Os resultados podem ser verificados nas pesquisas. A pré-candidata a deputada federal aparece bem, ao menos em duas pesquisas feitas até agora, tanto em Goiânia quanto em Aparecida de Goiânia e Trindade. Em Senador Canedo, só perde para Vanderlan Cardoso, do PSB, e Kajuru.

Na Grande Goiânia, computadas todas cidades, Kajuru aparece bem na frente, com Iris Araújo e Waldir Soares tecnicamente empatados em segundo lugar. Em Trindade, Flávia Morais está em primeiro lugar, bem à frente de Iris Araújo, Waldir Soares, Tayrone di Martino (que é mencionado no município), do PSDB, e Kajuru. Frise-se que o deputado federal João Campos (PRB), embora num segundo pelotão, ganha menção nas principais cidades da Grande Goiânia.

As duas pesquisas são de institutos diferentes. O jornal não recebeu autorização para mencionar os nomes dos institutos (foram feitas sob encomenda). Mas os dados têm circulado de mão em mão, com certa frequência. Os próprios pesquisadores, apesar de aceitarem encomendas, enfatizam que pesquisas para deputado não são produtivas, nem precisas. O que mais surpreendeu os pesquisadores é que a disputa em Goiânia será renhida e, sobretudo, entre cinco ou seis candidatos. Mas a capital, vista como terra de ninguém, terá seus votos divididos — excetuando os favoritíssimos, como os citados —entre vários candidatos. Candidato a deputado federal, o deputado estadual Jean Carlo, do PSH de Itaberaí, mereceu menção em dois bairros — Jardim América e Setor Universitário. Votos esparsos, mas significativos, pois sinalizam que, de alguma forma, mantém um “pé” na cidade.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.